Notícias

Ministro Eurico Monteiro preside abertura do workshop oportunidades na cadeia de abastecimento do turismo e da economia azul

O Ministro da Promoção do Investimento e Fomento Empresarial presidiu esta quarta-feira, 18 de junho, na ilha do Sal, a abertura do workshop “Oportunidades na cadeia de abastecimento do turismo e da economia azul”, uma iniciativa da Pró-Empresa que visa fortalecer a integração da economia local nas cadeias de valor do setor turístico.

Durante a sua intervenção, Eurico Monteiro afirmou que, por representar, juntamente com a Boa Vista, 83% do turismo internacional do país, sendo responsável por mais de 57% dessa quota, a ilha do Sal é o lugar mais apropriado para se discutir um programa desta natureza, pelo que a sua escolha para acolher o evento, que decorreu como side event do Cabo Verde Investment Fórum, não foi por acaso.

Na ocasião, o Ministro apontou a necessidade de uma maior articulação entre os operadores turísticos e os produtores e prestadores de serviços locais, de modo a fortalecer a economia nacional e garantir a sustentabilidade social do turismo. “Queremos que a cadeia de valor do turismo se enraíze na economia local, promovendo uma produção em linha em que os operadores locais tenham papel ativo e valorizador”, frisou.

O Governante sublinhou ainda o papel estratégico da Pró-Empresa na capacitação técnica e financeira dos fornecedores locais, com destaque para as diversas linhas de crédito disponíveis em Cabo Verde. Conforme o mesmo, é fundamental empoderar as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME’s), oferecendo apoio técnico e facilitando o acesso ao financiamento, para que possam se tornar fornecedoras eficazes e qualificadas”.

Integrado no âmbito do programa Impulsiona, que visa reforçar a capacidade técnica das MPME’s Cabo-verdianas e fomentar um ecossistema empresarial mais forte, inclusivo e competitivo, o workshop, no qual estiveram reunidos diversos operadores nacionais, serviu como plataforma para identificar obstáculos concretos enfrentados pelos agentes locais e debater soluções que permitam a sua integração plena na cadeia de valor do turismo e da economia azul.

“Seguramente, esta é a sede própria para se começar a conhecer mais detalhadamente os problemas, afinar estratégias e abrir caminhos para que a economia local participe no desenvolvimento do setor, entrando efetivamente nesta cadeia de valor turístico e até da economia azul”, concluiu o Ministro.