Notícias

Ministro Gilberto Silva reafirma compromisso de Cabo Verde com segurança alimentar na Conferência da FAO

44.ª Conferência da FAO – Ministro da Agricultura e Ambiente apresenta visão de Cabo Verde para sistemas alimentares resilientes na Reunião Ministerial de Alto Nível da FAO, sob o tema: “Da Vulnerabilidade à Resiliência – Fortalecendo a Segurança Alimentar e Melhorando os Meios de Subsistência em Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, Países Menos Desenvolvidos e Países em Desenvolvimento em Litoral”.

Na sua intervenção na plenária da 44.ª Conferência da FAO, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, reafirmou o compromisso de Cabo Verde com o fortalecimento da segurança alimentar, tanto a nível nacional como global.

Num contexto internacional marcado por conflitos, mudanças climáticas e choques económicos, o Ministro destacou os desafios específicos enfrentados pelos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID), como Cabo Verde — desde a elevada dependência de importações até à escassez de recursos naturais.

Apesar disso, o país tem adotado medidas estruturantes para tornar o seu sistema alimentar mais resiliente, incluindo: investimentos em irrigação e dessalinização com energias renováveis; apoio financeiro à produção agrícola local; educação alimentar nas escolas e reforço da alimentação escolar; aprovação da Lei do Direito à Alimentação Adequada; e criação de um sistema nacional de informação sobre segurança alimentar.

O Ministro anunciou ainda a elaboração de uma nova Estratégia Nacional para o Sistema Alimentar, com foco na governança, sustentabilidade e envolvimento das comunidades.

À margem da conferência, o Ministro reuniu-se também com o Diretor-Geral da FAO, com vista a reforçar a cooperação entre Cabo Verde e a organização.

Com solidariedade internacional e ação coordenada, Cabo Verde acredita que é possível garantir dietas saudáveis, sustentáveis e acessíveis para todos.