Notícias

Ministro Paulo Rocha preside abertura de formação em técnicas de salvamento rodoviário para veículos elétricos

O Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, presidiu a sessão de abertura da formação em Técnicas de Salvamento Rodoviário específicas para veículos elétricos. O evento terá a duração de 2 dias e marca um passo importante na preparação das corporações de bombeiros da ilha de Santiago para lidar, eficazmente, com situações que envolvem veículos elétricos.

Na ocasião o Ministro Paulo Rocha destacou a importância de dotar os bombeiros com conhecimento sólido sobre os veículos elétricos, permitindo-lhes garantir a segurança dos ocupantes, prestar primeiros socorros eficientes, manusear corretamente os sistemas elétricos e proteger contra incêndios em casos de acidentes que envolvem esses veículos.

O titular da pasta da Administração Interna sustentou que, diante das novas tecnologias, é fundamental garantir que os bombeiros estejam devidamente preparados para enfrentar os desafios emergentes.

De referir que esta ação de formação, agora iniciada, é destinada às corporações de bombeiros da ilha de Santiago cuja capacitação será ministrada também na ilha do Sal.

Financiada pelo Mitigation Action Facility com a assistência técnica da Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ), a iniciativa é considerada um projeto piloto, reforçando a posição de Cabo Verde como referência para a implementação bem-sucedida do projeto de Mobilidade Elétrica na região.

Cabo Verde assumiu um compromisso ambicioso em termos de metas climáticas, direcionando a investimentos significativos para a mobilidade e transportes sustentáveis. Com o Programa Nacional para a Sustentabilidade Energética, alinhado com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS), que procura uma transição para um setor energético seguro, eficiente e sustentável, sem depender de combustíveis fósseis, comprometendo-se explicitamente com a Transição Energética e a Descarbonização da Economia até 2050.

A Carta de Política de Mobilidade Elétrica, aprovada em 2019, está alinhada com essa visão, buscando a substituição gradual dos veículos equipados com motores de combustão interna por veículos elétricos até 2050.