Notícias

MJEDRH faz entrega de casas reabilitadas às familias vulneráveis da Praia

A Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, acompanhada do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, vai fazer, na próxima segunda-feira, 25 de Novembro, a entrega simbólica de habitações sociais reabilitadas às famílias vulneráveis nas localidades de Ponta d’Agua, Achadinha, Alto Safende e Fontes Almeida (Santiago Sul). A iniciativa acontece no âmbito do Programa de Cooperação assinado entre o Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos (MJEDRH) de Cabo Verde e o Ministério do Trabalho e Segurança Social (MTSSP) de Portugal.

As entregas enquadram-se, igualmente, nas comemorações do 25º aniversário da ONG Citi-Habitat, que no âmbito da referida cooperação entre o MJEDRH/MTDDP vem beneficiando de financiamentos anuais ao seu programa de desenvolvimento sócio comunitário e de melhoria habitacional, para a região de Santiago.

A Ministra, acompanhada do Embaixador de Portugal, ainda vão assistir a uma apresentação dasrealizações do Citi-Habitat, nos últimos anos e a inauguração de uma exposição fotográfica sobre as mesmas, nas instalações da Citi-Habitat. Depois devem seguir para as visitas e entregas das casas às respetivas famílias.

Através dos benefícios desta cooperação, o Citi-Habitat tem trabalhado no sentido de promover um processo de desenvolvimento sócio comunitário dinâmico e interactivo, que promove a melhoria das condições de vida das pessoas e do seu habitat, a participação e o exercício da democracia, mas também que lida com questões de sobrevivência e autopromoção, com sentimentos, percepções, desejos e vontades de populações que supostamente nele confiam e dele esperam respostas que nem sempre tem e/ou não dependem directamente dele.

Comemorando no próximo dia 28 de Novembro os seus 25 anos de vida, a Citi-Habitat vai realizar um leque de actividades que decorrerão de 25 a 28 deste mês, de entre as quais figuram a entrega de algumas casas melhoradas, visita a actividades realizadas no âmbito da cooperação com Portugal, para além de ateliers sobre fontes de financiamento e economia social e solidária.