Notícias

MNE cria Grupo de Trabalho para acompanhar a situação na África do Norte e no Médio Oriente

Ontem, domingo 27 de Fevereiro, o Governo emitiu um comunicado onde expressa a sua posição sobre a evolução da situação dos conflitos, particularmente dos casos que vem acontecendo na África do Norte e no Médio Oriente, tendo explicado que esse conflito tem estado a ser objecto de observação e análise pelos serviços de estudo e diplomáticos do Ministério dos Negócios Estrangeiros e tem sido igualmente, motivo de informação e concertação do Governo de Cabo Verde com outros Governos.

O Comunicado do Governo refere também que a observação e o acompanhamento da situação internacional fazem parte da actividade corrente do Governo de Cabo Verde no âmbito da gestão da sua política externa.

Nesse contexto, lê-se no comunicado, foi também criado no Ministério dos Negócios Estrangeiros, um Grupo de Trabalho para seguir de perto a situação específica dos estudantes cabo-verdianos, ou outros nacionais de Cabo Verde, presentes em alguns desses países com vista à tomada de medidas oportunas de protecção, incluindo o recurso ao apoio de países amigos contactados para o efeito.

O Governo sublinha que a evolução da situação, particularmente dos casos que vem acontecendo na África do Norte e no Médio Oriente, em virtude da sua proximidade, da sua natureza política e humanitária e das suas eventuais repercussões geopolíticas, justifica que tenha sido objecto de seguimento muito mais cuidado.

O Executivo informa, ainda, que permanece atento à evolução da situação, a fim de acompanhar a Comunidade internacional no seguimento desta grave conjuntura, precursora de uma guerra civil e portadora de inúmeros perigos, cujo alcance é imprevisível.

Veja na íntegra mais informação sobre a posição do Governo relacionado a estes conflitos no Link a seguir: conflitos_africa_medio_oriente