Notícias

MTFS promove Formação em Gestão de Projectos de Intervenção Social

Segundo uma nota de imprensa do MTFS, o referido atelier tem por objectivo capacitar as organizações não governamentais e associações comunitárias na elaboração de projectos, tendo em atenção conceitos como participação, parceria, recursos locais, entre outros, no sentido de sensibilizar os formandos para questões ligadas ao desenvolvimento da Economia Solidária.

Este atelier de formação destina-se a 20 líderes ou representantes das organizações não governamentais e associações comunitárias das 4 ilhas abrangidas pelos estudos de caso realizados recentemente, no âmbito do Projecto de Economia Solidária, nomeadamente Santiago, Fogo, S. Vicente e Santo Antão. Trata-se de uma formação que visa contribuir para o reforço da capacidade das associações e organizações da sociedade civil, possibilitando-lhes a aquisição de novas ferramentas que irão permitir uma melhor participação no desenvolvimento de programas e projectos virados para a redução da pobreza e da exclusão social.

Verifica-se que vem surgindo e ganhando cada vez mais expressão em todo o País iniciativas de Economia Solidária, assumindo diversas formas, desde a promoção de micro-realizações, actividades geradoras de rendimento e de auto-emprego, à infraestruturação das comunidades. Assim, empreendimentos de Economia Solidária têm vindo a gerar importantes postos de trabalho, como também fornecer ao mercado, particularmente aos mercados locais, produtos e serviços básicos.

Em todo esse processo encontram-se envolvidas associações e organizações da sociedade civil, organizações formais e informais, a maior parte sem fins lucrativos e, com uma preocupação comum, desenvolver esforços no combate à pobreza e à exclusão social, através de realização de acções com impacto na melhoria das condições de vida das populações mais pobres e das comunidades onde estão inseridas.

Esta actividade enquadra-se no projecto Centro de Estudos de Economia Solidária e no programa identificado para o seu desenvolvimento em Cabo Verde, enquanto parte integrante do mesmo e de acordo com a carta compromisso e as normas do programa INTEREG IIIB.