Notícias

Museus arrancam atividades com cumprimento de todas exigências sanitárias impostas

Antes de entrar no edifício cumpriu-se todo um protocolo já estabelecido para a segurança sanitária de quem trabalha e quem visita o Museu de Tabanka.

Dando continuidade à sua agenda de visitas aos museus, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, esteve esta quarta-feira, 17 de junho, no Museu da Tabanka, sito em Chã de Tanque, concelho de Santa Catarina.

Antes de entrar no edifício cumpriu-se todo um protocolo já estabelecido para a segurança sanitária de quem trabalha e quem visita o Museu de Tabanka.

Conforme as indicações e o plano de desconfinamento, após os períodos do Estado de Emergência, devido à situação emergencial do COVID-19, em todos os serviços passa a ser obrigatório a utilização de máscaras faciais, a higienização das mãos e a limitação de pessoas num espaço fechado.

O governante verificou que todo o protocolo está a ser devidamente cumprido pelos colaboradores do Museu de Tabanka.

Para além disso, o titular da pasta da cultura teve a oportunidade de visitar o espaço para conhecer os projetos futuros traçados para aquele museu.

Na visita guiada, a Diretora dos Museus, Dra. Ana Samira Silva Baessa explicou todo o trabalho de recolha de subsídios que tem sido feito junto da comunidade da tabanka para devolver mais alma àquele edifício, guardião do espólio sobre esta manifestação cultural vivida intensamente nas ilhas de Santiago e Maio.

Este ano, devido ao novo coronavírus, esta manifestação cultural viu-se impedida de sair às ruas, mas, mesmo assim, o Museu de Tabanka continua a fazer o seu trabalho de mostra sobre esta cultura tradicional.

O Museu de Tabanka também está enquadrado no Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade – PRRA – levado a cabo pelo Governo e tem um projeto museográfico muito forte.