Notícias

“Nos últimos tempos a nossa ação tem sido cumprir o programa do governo e projetar um novo ciclo desportivo” – Ministro do Desporto

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, realçou hoje, 8 de novembro, que toda a ação do Ministério que dirige tem sido, nos últimos três anos, cumprir o programa do Governo e projetar um novo clico desportivo, tendo destaca o reforço do diálogo e a comunhão de esforços com todos os agentes desportivos e as autarquias.

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, realçou hoje, 8 de novembro, que toda a ação do Ministério que dirige tem sido, nos últimos três anos, cumprir o programa do Governo e projetar um novo clico desportivo, tendo destaca o reforço do diálogo e a comunhão de esforços com todos os agentes desportivos e as autarquias.

A afirmação foi feita no ato de abertura da VIII reunião do Conselho Nacional do Desporto que decorre durante o dia de hoje, na Câmara do Comércio do Norte, na ilha de São Vicente, e que está a ser realizada no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Desporto que se celebra no próximo domingo, 10 de novembro.

O Ministro começou o seu discurso lembrando a reativação do Conselho Nacional do Desporto, o qual se encontrava inativo nos anos prévios ao empossamento deste Governo, e que tem tido impacto positivo relevante na coordenação e estruturação do desporto nacional, bem como no fortalecimento das relações entre os vários atores do desporto cabo-verdiano.

A realização do encontro anual dos vereadores do Desporto foi outra medida tomada com o objetivo de estabelecer uma comunhão e entendimento entre todos os agentes desportivos, responsáveis associativos e autárquicos, sistema de ensino do básico ao superior e, especialmente, promover parcerias com todas as instituições públicas e privadas nesse domínio.

Fernando Elísio Freire lembrou ainda que ao nível de legislação, sempre com envolvimento de todas as entidades desportivas através do CND, foram aprovados, de entre outros diplomas, a nova lei de base da atividade física e do desporto; o Decreto-lei sobre as condições de atribuição do estatuto de utilidade pública desportiva; o Decreto regulamentar sobre o estatuto do praticante desportivo em regime de alta competição; o Decreto-lei Bolsa Atleta; o Regime jurídico das Escolas de Iniciação Desportivas, a Lei Antidopagem e a Lei que cria o Instituto do Desporto e da Juventude.

A criação da ONAD-CV, do Programa Nacional de Atividade Física – MexiMexê, do Centro de Alto Rendimento Desportivo e do Instituto do Desporto e da juventude, foram indicadas como estruturas que permitem estar alinhados com o objetivo de transformar o desporto numa escola de valores e de cidadania e um fator de desenvolvimento de Cabo Verde.

A nível de formação, conforme referiu o titular da pasta do Desporto, o Governo está a desenvolver, em articulação com as federações, programas específicos de formação para o desenvolvimento das modalidades.

Realçou ainda o crescimento, no último ano, do número de federações desportivas com o surgimento das federações de Natação, Halterofilismos, Ciclismo, Surf, Judo e Esgrima, a sinalizar uma nova dinâmica no desporto nacional, tudo isso sustentado pelas ações, financiamento e políticas do MD/DGD.

De entre outras medidas, Elísio Freire realçou o co-financiamento em articulação com as federações e municípios de várias infraestruturas desportivas um pouco por todo o país, além da participação do país em grandes torneios e competições internacionais nos últimos três anos a nível regional, continental e até mundial, com relativo sucesso e vários títulos internacionais.

“Hoje, podemos afirmar que estamos a cumprir com as federações desportivas e, juntos, estamos a mudar o paradigma do Desporto Nacional, com resultados visíveis, com persistência, coragem e determinação”, frisou.

Para Fernando Elísio Freire, o objetivo é dar ao setor um novo caminho e continuar a promover e impulsionar este grande setor de afirmação de Cabo Verde no Mundo.

“Este Conselho é um passo no reforço do diálogo, para juntos colocarmos o nosso desporto num patamar onde todos os cabo-verdianos ambicionam” concluiu o Ministro dirigindo-se aos conselheiros e representantes das instituições que lidam com o setor do desporto presente nesta VIII reunião do Conselho Nacional do Desporto que está a fazer o balanço e a perspetivar o futuro do setor.