Notícias

Novo Centro de Energias Renováveis da CEDEAO fundamental para planos energéticos de Cabo Verde

inauguracao_energia_renovavel

 

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves e o Presidente do Governo Regional das Canárias, Paulino Rivero Baute presidiram a cerimónia de inauguração do novo Centro de Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (CEREEC), instalado aqui na cidade da Praia. O novo centro, considera José Maria Neves, será muito importante para que Cabo Verde possa conseguir maiores desenvolvimentos no que concerne ao seu projecto de aumentar a produção de energias limpas no país em 50% até 2020

De acordo com José Maria Neves, o novo Centro deverá permitir mais parcerias para Cabo Verde no que tange às energias renováveis, para além de permitir desenvolver importantes pesquisas e maior “know how” na matéria.

O CEREE permitirá, para além de impulsionar a investigação, criar as condições para que se possam realizar as directrizes e estratégias já definidas ao nível da sub-região africana.

O CEREEC será assim mais um importante incentivo para que o arquipélago possa alcançar os objectivos propostos de 50% de penetração de energias renováveis até 2020, já que o objectivo de 25% até 2011 deverá ser alcançado com os projectos em curso dos quatro parques eólicos e os dois parques foto-voltaicos em construção.

“Com os parques foto-voltaicos, os quatro parques eólicos em construção garantiremos a realização da meta de 25 por cento, em 2011, e com os investimentos futuros e com as parcerias que vão resultar dos trabalhos deste centro com certeza conseguiremos os 50 por cento em 2020”, afirma.

Presente no acto, o Presidente da Comissão da CEDEAO, James Victor Gbeho, sublinhou a importância desse centro para toda a sub-região da CEDEAO que está a apostar forte nas energias renováveis para a resolução dos problemas energéticos que afectam toda a região, a super dependência dos combustíveis fósseis e consequente encarecimento dos serviços de produção e distribuição de energias.

A resolução dessa questão é um factor importantíssimo de competitividade da sub-região, conforme salientou também o Primeiro-Ministro. Aliás, este foi um ponto em destaque na Cimeira da CEDEAO e na Cimeira CEDEAO-Brasil, no Sal, em que se discutiu a definição de novas parcerias nesse sentido. O Brasil terá manifestado toda a sua disponibilidade para colaborar numa área cada vez mais relevante para o mundo.

O CEREE é, aliás, um exemplo das parcerias que a CEDEAO pretende desenvolver, sendo que foi financiada pela Cooperação Austríaca e também pela Espanha, Cabo Verde e a UNIDO, sigla em inglês para a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial.

O Centro está sitiado no prédio da Comissão Nacional de Eleições, na Achada Santo António, cidade da Praia.