Notícias

Novos inspectores para reforçar eficácia da PJ

Com efeito, começou nesta sexta-feira, 30 de Outubro, o primeiro curso de formação de inspectores da Policia Judiciária, após aprovação dos novos estatutos desta instituição. Durante 25 semanas, 27 candidatos seleccionados de aproximadamente cento e cinquenta candidaturas recebem formação que será dividida em duas fases.

Na primeira fase, que decorre entre 30 de Outubro deste ano a 7 de Maio de 2010, os seleccionados recebem formação em áreas como Direito Penal, Direito Processual Penal, metodologias e técnicas de investigação criminal, armamento e tiro, Ética e Deontologia profissionais, Organização Judiciária, organização da Policia Judiciária e das Forças de Segurança, criminologia, psicologia de polícia, sociologia Criminal, inglês, informática, análise de Informação, entre outras.

 A segunda fase do curso compreende um período de estágio prático, eliminatório, com a duração de um ano. Durante este período, desenvolve-se um processo de ensino – aprendizagem fundamentalmente orientado para a aquisição e consolidação de conhecimentos jurídicos que disciplinam a actividade profissional.      

Para o curso de inspectores da PJ concorreram aproximadamente 150 candidatos, tendo ficado seleccionados 27, dos quais 11 são do sexo feminino.

O acto de abertura foi presidido pela Ministra da Justiça, Marisa Morais, e contou, ainda, com a presença do Director Nacional da PJ, da embaixadora de Portugal em Cabo Verde e do director-geral da Cooperação Internacional.