Notícias

“O funcionário público é peça chave e importante no desenvolvimento de um país, é ele quem faz funcionar a máquina do Estado” – Ministra Edna Oliveira

ara Edna Oliveira, o setor público e seus funcionários nunca estiveram tão presentes na vida social do cabo-verdiano como durante a pandemia, razão por que não há como se falar em serviço público de qualidade sem se falar do funcionário público, comprometido com o trabalho”.

A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública (MMEAP), Edna Oliveira, afirmou hoje que, o funcionário público, qualquer que seja a sua função, é uma peça chave e importante no desenvolvimento de um país, já que é ele quem faz funcionar a máquina que move o país. “Um funcionário público qualificado, capacitado e dedicado é a melhor aposta que a sociedade pode fazer, pois garante uma gestão pública eficiente e eficaz, trabalhando tão somente em favor do cidadão”, declarou a Ministra, durante o seu discurso de abertura do “Dia da Função Pública”, que se assinala esta quinta-feira, 23 de junho, à margem da “Semana da Função Pública”, que decorre até amanhã, dia 24.

A democracia e o desenvolvimento de uma nação, assegurou a governante, dependem de um serviço público de qualidade.

É que, conforme a Ministra Edna Oliveira, qualquer Estado tem em seu alicerce a dedicação e o trabalho dos funcionários. Por isso, entende a governante, o reconhecimento e a valorização do papel dos funcionários públicos é indispensável para que possam desempenhar o seu papel com eficiência e transparência.

A função pública, frisou, muitas vezes criticada de ineficiente e ineficaz, de quase invisível, passou a ter seu valor considerado como indispensável para o bem-estar e o bom andamento da sociedade, com a chegada da Pandemia Covid-19, em que se verificou uma entrega sem precedentes, especialmente das classes médica e docente. “Um trabalho dedicado e abnegado que, muitas vezes, é valorado ou dimensionado apenas pelos números frios das estatísticas de atendimento”, lamentou.

Para Edna Oliveira, o setor público e seus funcionários nunca estiveram tão presentes na vida social do cabo-verdiano como durante a pandemia, razão por que não há como se falar em serviço público de qualidade sem se falar do funcionário público, comprometido com o trabalho”.

“Quando um funcionário, no exercício da sua função, atua ordenado por princípios e valores como a Justiça, a Eficiência, a Eficácia, a Igualdade, a Integridade, a Idoneidade, a Probidade, a Competência e Responsabilidade, a Veracidade, a Lealdade, a Obediência e a Iniciativa, com Competência e Lisura, o mesmo está contribuindo para o bom funcionamento da máquina pública e consequentemente do País”, reiterou a responsável pela pasta da Administração Pública, para quem o exercício da função pública, “não é uma função qualquer”. “É uma função nobre, através do qual um corpo de indivíduos se disponibiliza e coloca a sua inteligência e capacidade de trabalho ao serviço da organização para que trabalha e no estrito interesse da coletividade”, asseverou.

A principal particularidade da função pública é a responsabilidade de cuidar do que é de todos, com a missão de “servir bem ao público de forma imparcial”, finalizou a Ministra, exortando a todos a celebrarem o dia da Função Pública no dia de hoje.