Notícias

O Governo continua firme e determinado no desenvolvimento de Cabo Verde

O Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, afirmou hoje, 25 de abril, que o Governo continua firme e determinado em desenvolver Cabo Verde, pois é sua missão servir e bem o povo cabo-verdiano.

O Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, afirmou hoje, 25 de abril, que o Governo continua firme e determinado em desenvolver Cabo Verde, pois é sua missão servir e bem o povo cabo-verdiano.

A afirmação foi feita em declarações à imprensa, reagindo às declarações políticas feitas pelo maior partido da oposição (PAICV) na sessão plenária desta manhã, no Parlamento, sobre a governação nos últimos três anos e sobre os efeitos da seca e do mau ano agrícola por que passa o país.

Fernando Elísio Freire começou por salientar que há uma clara negação do PAICV relativo ao crescimento económico de Cabo Verde. Neste sentido, lembrou que este crescimento era antes de 1% e agora estão nos 5,5 %; a taxa de desemprego que antes situava nos 15%, atualmente é de 12,2%; o desemprego jovem que era cerca de 42% no tempo do anterior governo, passou agora para 27,8%.

Sobre o clima de insegurança e de instabilidade, o Ministro afirmou que há uma melhora, tendo baixado o numero de criminalidade, realçando ainda a introdução, no setor da educação, da gratuitidade desde o pré-escolar até o ensino superior, bem como a resolução de quase todos os pendentes com os professores e uma maior inclusão a nível de política social, no sentido de as pessoas se integrarem e se ascenderem socialmente.

Relativamente aos efeitos da seca e do mau ano agrícola, Freire admitiu que o país está a viver épocas de seca, mas o Governo tem atuado com toda a consistência na política de mitigação dos seus efeitos, lembrando que o Executivo conseguiu mobilizar, nos últimos dois anos, cerca de 1,5 milhões de contos para fazer face à situação.

Fernando Elísio Freire elencou uma série de atuações realizadas, como a construção de várias infraestruturas agrícolas, o apoio a várias famílias para mitigar os referidos efeitos em termos de rendimento, na gestão de gado e na criação de empregos.

“A situação estaria muito pior se o Governo não tivesse atuado”, disse acrescentando que tendo em conta à acumulação do ano transato, na atual situação, há concelhos que estão melhores, outros em que a situação mantém a do ano passado e outros, ainda, onde a situação é pior.

Para o Ministro de Estado, o Governo fez a distribuição dos recursos que existia neste quadro e continua a atuar, pois tem tido a capacidade de aumentar a mobilização de água, de criar empregos e rendimentos para as famílias que foram afetadas pelo mau ano agrícola.

Concluindo a sua declaração, Fernando Elísio Freire referiu que os dados dos cabo-verdianos comprovam isso, bem como os das organizações internacionais que continuam a dar nota positiva a esta governação, por isso “só lamentamos que o PAICV continua em estado de negação”.