Notícias

“O Governo está a trabalhar para uma melhor integração dos guineenses em Cabo Verde e os cabo-verdianos na Guiné Bissau” – Elísio Freire

“As relações entre Cabo Verde e a Guiné Bissau são excelentes, pois é um país irmão e que tem uma história que cruza com o povo cabo-verdiano desde a formação da nossa nação”, disse o Ministro de Estado

O Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, realçou hoje, 24 de setembro, que Cabo Verde está a reforçar as relações em várias áreas com a Guiné Bissau, tendo afirmado que o nosso país tem estado a trabalhar para uma melhor integração dos guineenses aqui em Cabo Verde e dos cabo-verdianos na Guiné-Bissau.

A afirmação foi feita em declarações à imprensa, após a cerimónia de imposição de coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral que aconteceu esta manhã, na Cidade da Praia, para assinalar o 46º aniversário da independência da Guiné Bissau que se celebra hoje, 24.

No que se refere à integração dos guineenses em Cabo Verde, Elísio Freire aproveitou a ocasião para realçar e agradecer todo o contributo que tem dado para o processo de desenvolvimento deste arquipélago.

Lembrou ainda a abertura dos dois países para a resolução da situação de aquisição de residência e nacionalidade dos guineenses em Cabo Verde, cujo processo está a ser tratado com a máxima dignidade no quadro do que se rege a legislação cabo-verdiana.

Relativamente ao reforço das relações entre os dois países, Fernando Elísio Freire, realçou o processo eleitoral que decorre neste momento e que Cabo Verde está a cooperar com a Guiné-Bissau.

A nível da CPLP, o Ministro realçou igualmente a relação existente salientando que estão a ser envidados todos os esforços para se abrir uma representação da comunidade em Bissau, demonstrando assim toda uma vontade para se reforçar a cooperação.

“As relações entre Cabo Verde e a Guiné Bissau são excelentes, pois é um país irmão e que tem uma história que cruza com o povo cabo-verdiano desde a formação da nossa nação”, disse o Ministro de Estado, realçando que é uma relação que deve ser acarinhada e reforçada.

Nisso, salientou que Cabo Verde quer passar para o seguinte patamar das parcerias estratégicas na área da economia, bem como outras áreas que precisam ser exploradas para que os dois países possam se beneficiar.

Por sua vez, o Embaixador da Guiné-Bissau em Cabo Verde, M’balá Alfredo Fernandes, considerou o dia de hoje como um dia histórico para Guiné-Bissau, mas que também de reflexão, pois, apesar de o seu país estar a passar por momentos de “crises políticas ou não”, o Dia da Independência deve ser recordado como a união do povo.