Notícias

“O nosso objetivo é ter mais jovens com acesso a cursos técnicos para fornecer ao mercado” Abraão Vicente, Ministro do Mar

A EMAR – Escola do Mar Cabo Verde acaba de formar mais 55 profissionais para o mercado de trabalho, nas áreas de Marinheiro para marinha de comércio e Motorista.

A entrega de certificados que marca a conclusão desta jornada de 5 meses aconteceu no dia 3 de maio, numa cerimónia presidida pelo Ministro do Mar, Abraão Vicente.

Estes formados estão capacitados para a melhorar as condições de segurança individual e coletiva em que decorre a atividade a bordo dos navios. A formação de marinheiro teve uma duração de 506 horas, com 27 formandos, enquanto a formação de motorista contou com 28 participantes, num período de 592 horas.

Durante o seu discurso, o Ministro do Mar encorajou os ora formados a não terem medo de arriscar no mercado de trabalho, pois esta formação os capacitada para trabalhar em qualquer porto do país e do mundo.

“O nosso objetivo é ter mais jovens com acesso a cursos técnicos com acesso ao mercado. Estamos a formar para que vocês possam ir aonde são necessários. As vossas formações vos pede mundo e não devem ter medo de arriscar, de ir construir uma carreira onde forem necessários e possam criar emprego, e rendimento digno para as vossas famílias”, afirmou o Ministro, assegurando que o Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Mar de Cabo Verde e das Instituições do sector, continuará a trabalhar para melhora continua da qualidade dos cursos e obter todos os certificados internacionais para que quem queira se formar, em Cabo Verde, o possa fazer e ser enquadrado em Cabo Verde e qualquer parte do mundo.

Estas formações cofinanciadas pelo Fundo da Promoção de Emprego e Formação Profissional, o que proporcionou a redução das propinas em 70%.