Notícias

“Os I Jogos Africanos de Praia – Sal 2019 é um sonho que está a tornar-se realidade” – Fernando Elísio Freire

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, reconheceu esta quinta-feira na ilha do Sal que a organização dos I Jogos Africanos de Praia – Sal 2019 que se realizam em Santa Maria de 14 a 23 de Junho, é um sonho a tornar-se realidade.

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, reconheceu esta quinta-feira na ilha do Sal que a organização dos I Jogos Africanos de Praia – Sal 2019 que se realizam em Santa Maria de 14 a 23 de Junho, é um sonho a tornar-se realidade.

O ministro teceu essas considerações na cerimónia “One Month To Go” para assinalar “um mês” antes do evento, e que marcou a assinatura de protocolos com os patrocinadores do evento.

Na ocasião, recordou que há precisamente dois anos que Cabo Verde foi buscar os jogos em Djibouti, depois de ter participado em 2016 nos Jogos Olímpicos do Rio. Desde essa altura esteve sempre convicto de que o nosso país estava á altura para  realizar um grande evento desportivo.

Fernando Elísio Freire reforçou que estes eventos fazem parte da estratégia do Governo em fazer de Cabo Verde uma plataforma especializada de organização de eventos desportivos, “por isso temos de fazer um conjunto de investimentos nas várias áreas, como nos recursos humanos, nas infraestruturas, na capacidade institucional, mas, acima de tudo, na capacidade que temos enquanto cabo-verdianos de conseguirmos grandes feitos”.

O Ministro frisou ainda que esta ousadia, encabeçada pela Coordenadora dos Jogos, Filomena Fortes, e sua equipa (a  COJAP), é prova de que Cabo Verde quando estiver focado, com atitude correta e determinando, consegue atingir o seu objetivo.

O titular da pasta do Desporto realçou, igualmente, que o Governo está a criar as condições para que Cabo Verde dê saltos mais significativos, tendo avançando, a título de exemplo, a utilização do 4G nos I Jogos Africanos de Praia. “Devido a este grande evento, a ilha do Sal vai ter acesso a 4G”, expressou Freire, acrescentando que este é um legado extraordinário para aquela ilha.

Aproveitou o momento também para agradecer, em nome do Governo, a todas as instituições e empresas que estão a contribuir para o sucesso dos jogos, nomeadamente Hotel Mélia Dunas, Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), Cabo Verde Telecom, TRG – The Resort Group, Impar, Banco Cabo-verdiano de Negócios, Correios de Cabo Verde, Emicela, APP – Água de Ponta Preta, Safeport e Electra.

Além destas empresas e instituições, o Ministro dirigiu um agradecimento especial à COJAP e seus colaboradores por toda a entrega nesta organização, bem como à Câmara Municipal do Sal, aos salenses e a todos os cabo-verdianos por terem acreditado que era e é possível organizar um evento desta envergadura no país.

“Juntos continuaremos na ousadia, no sonho e a viver a realidade deste grande país, que está a fazer um grande feito”, concluiu Fernando Elísio Freire.