Notícias

“Os jovens serão os principais beneficiários do cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”

O Ministro de Estado e titular da pasta da Juventude afirmou que os jovens serão os principais beneficiários do cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. “Nenhum jovem deve ficar para trás! Por isso, o Governo considera a juventude cabo-verdiana uma prioridade para o desenvolvimento de uma sociedade justa e equilibrada”.

O Ministro de Estado e titular da pasta da Juventude afirmou que os jovens serão os principais beneficiários do cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. “Nenhum jovem deve ficar para trás! Por isso, o Governo considera a juventude cabo-verdiana uma prioridade para o desenvolvimento de uma sociedade justa e equilibrada”.

A afirmação foi feita pelo Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, ontem, quarta-feira, 07, durante a sua participação no painel “Politicas Públicas para a Juventude, na Sessão Conjunta da Comissão Permanente de Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais e Comissão de Género, Família, Juventude e Pessoas com Deficiência, do Parlamento Pan-Africano que decorre na Cidade da Praia.

Neste sentido, o Governo está a trabalhar basicamente em três pontos fundamentais: a igualdade de oportunidades, igualdade de acesso à educação, à formação, aos estágios profissionais e, acima de tudo, na criação de condições para o desenvolvimento do empreendedorismo e classe empresarial jovem, criando todas as condições para que os jovens possam ser, efetivamente, os lideres do processo de mudança em Cabo Verde. “Felizmente o Governo tem desenvolvido políticas que estão a integrar a juventude cabo-verdiana com os vários programas”, realçou.

O Ministro disse, ainda, que “só atingiremos os nossos objetivos com os jovens incluídos e a participar ativamente em todas as fases do nosso desenvolvimento com formulação de políticas públicas para a juventude porque são 70% da nossa população e representam mais de 35% da mão-de-obra efetiva”. Para isso, as políticas para a Juventude estão a ser desenvolvidas através de um diálogo estruturado entre Governo e a sociedade civil juvenil, com o Estado a garantir a igualdade de oportunidade entre gerações e a assumir a importância da participação dos jovens na tomada de decisões públicas, assegurando a sua capacidade de afirmação autónoma.

“Para além da sociedade civil juvenil, tendo em conta a transversalidade dos problemas dos jovens, todas as soluções políticas são construídas através de sinergias e cooperação efetiva entre várias entidades com base num triângulo, Estado-Setor Privado-Comunidades. O Estado, na promoção do emprego, nos incentivos sociais, culturais e desportivos, bem como nos serviços públicos que presta aos cidadãos. O Setor Privado, com realce para as empresas, pelas oportunidades que gerem. As Famílias, no ambiente do lar, e as redes comunitárias no seu papel de desenvolvimento de proximidade”, acrescentou o governante.

Segundo Fernando Elísio, “o Governo está a trabalhar numa outra vertente muito importante que é a questão das alterações climáticas, e que neste momento está a afetar Cabo Verde, ou seja, o objetivo 13 do desenvolvimento sustentável. Neste ponto, Cabo Verde tem de estar ciente de que os jovens podem ser os principais benificiários dessas mudanças, mas também as principais vítimas”.

Por isso, referiu que o Governo está a “empreender um conjunto de reformas que visam reforçar a resiliência e a adaptação às mudanças climáticas como o aumento da resiliência no setor agrário, a generalização da utilização de energias renováveis, sistemas de monitoramento, alerta precoce e repostas rápidas ás secas e outros riscos ou crises, estratégias de desenvolvimento rural assente na diversificação da atividade económica nos municípios rurais, programa de mitigação da seca e do mau ano agrícola e estratégias para reforçar a capacidade institucional para o acesso aos financiamentos climáticos”.

“Mas também estamos a apostar em mudar o perfil académico do jovem cabo-verdiano para que, efetivamente, possamos estar adaptados aos novos tempos, com uma juventude muito mais capacitada, dominadora das línguas, das tecnologias, com capital social forte, com valores da liberdade e da democracia muito bem entranhados e para que os jovens estejam no centro daquilo que vai ser o futuro”, conclui o Ministro.

De realçar que a Sessão Conjunta da Comissão Permanente de Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais e Comissão de Género, Família, Juventude e Pessoas com Deficiência, que decorreu de 2-10 de agosto do corrente, na Cidade da Praia, tem como objetivo analisar as estratégias, os programas e assuntos relacionados com a cooperação regional e internacional na planificação de estratégia e implementação de políticas e programas nos domínios de desenvolvimento social, saúde e promoção da igualdade de género, visando melhorar a qualidade de vida dos povos africanos.