Notícias

Cabo Verde participa no Global Citizen Forum

“Não somos um país pequeno, somos um país inteligente, e a mudança global apenas será realidade quando os investimentos e/ou desenvolvimentos tiverem impacto local”, MCIC, Abraão Vicente, no Dubai

 

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e Ministro do Mar, Abraão Vicente, participou nesta tarde, no painel “Ações Climáticas: a primeira fronteira, no Global Citizen Forum (GCF) 2021, em representação do Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, na cidade de Ras Al Khaimah, Emirados Árabes.

A intervenção do governante centrou-se, principalmente, na necessidade de os países pequenos, pelo seu território terrestre e população, terem as mesmas oportunidades que os países ricos, para que se possa falar na Governação Global, pois esta requer partilha de conhecimentos, oportunidades, investimentos, criações.

“Estamos a tentar criar uma Governação Global, mas caso os impactos não sejam sentidos localmente, de nada servem os investimentos. É imprescindível a responsabilização global”, reforçou MCIC, Abraão Vicente.

Numa altura em que as Mudanças Climáticas estão na centralidade das preocupações globais, o governante mostrou a sua posição firme na seleção daquilo que alimenta o homem, nos plásticos depositados no oceano, e no cuidado que todos nós temos demonstrado para com a nossa comunidade, país, o mundo. As mudanças são possíveis sim, mas precisamos de pensar juntos e juntos criar e desenvolver.

O MCIC e MM, Abraão Vicente, partilhou a sua visão de mudança com o Ministro do Turismo da República das Maldivas, Abdulla Mausoom, o economista egípcio Boutros-Ghali, o Ministro de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Imigração de Antígua e Barbuda, E.P. Chet Greene, numa conversa moderada pelo Fundador e CEO do Grupo de Liderança Africana, Fred Swaniker.

 

Global Citizen Forum é organizada por uma instituição canadiense, sem fins lucrativos, que durante dois dias, 12 e 13 de dezembro, tem juntado grandes líderes políticos, personalidades do mundo da arte, ativistas, empresários à volta do Cidadão Global de que o mundo precisa, com base no desenvolvimento acessível a todos. O palco escolhido para este evento foi Emirados Árabe e o encerramento acontece às 15h00 de hoje (hora de Cabo Verde) numa grande gala, cujo fundo arrecado será destinado a grandes causas.