Notícias

Pavilhão de Cabo Verde na Expo 2023 Doha – Qatar vence prémio do tema e conceito

O Pavilhão de Cabo Verde na Expo 2023 Doha –Qatar foi distinguido com prémio do Tema (Theme Award) na Categoria de Pavilhões Médios na Expo 2023 Doha –Qatar. Esta distinção foi entregue ontem, 27 de março, na cerimónia de premiação, em Doha.

A Expo Qatar 2023, que tem como tema “Deserto Verde, Melhor Ambiente”, iniciou no dia 2 de outubro de 2023 e termina hoje, 28 de março de 2024.

A participação de Cabo Verde está enquadrada na Resolução 64/2023 do Governo de Cabo Verde, que instituiu o Comissariado Nacional (CN) da Expo Qatar 2023 que é liderado pelo Comissário-Geral e Diretor Geral da Cooperação Económica e para o Desenvolvimento do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Conselheiro José Correia, a Comissário-geral Adjunta, Senhora Zilca Paiva, o Diretor de Jardim, Senhor Ângelo Martins, a Coordenadora das Atividades do Pavilhão, Sra. Mirza Brito e a Consultoria do Arquiteto João Vieira.  O Comissariado Nacional também inclui representantes de várias instituições.

Recorda-se que Cabo Verde marca a sua presença na Expo 2023 Doha, Qatar, com o lema “Green is the Way, Blue is the Destiny” (“Verde é o Caminho, Azul é o Destino”), refletindo a sua identidade e aspirações. Este tema celebra a rica herança agrícola do país, destacando a importância da terra na formação de sua história e cultura. Paralelamente, enfatiza a profunda conexão com o oceano, simbolizando o aproveitamento do vasto território marítimo de Cabo Verde como impulsionador da diversificação econômica e como elemento-chave para uma integração mais efetiva e benéfica na região e no mundo. Este enfoque alinha-se com o compromisso de Cabo Verde com o desenvolvimento sustentável.

O subtema da participação de Cabo Verde enfoca a transição para uma agricultura moderna, resiliente e sustentável, adaptada às mudanças climáticas. Esta abordagem destaca a interligação entre a agricultura e a cultura do país, explorando como a terra moldou o povo cabo-verdiano e como as práticas agrícolas influenciaram a criação da rica cultura crioula.

O pavilhão de Cabo Verde, oferece aos visitantes uma visão abrangente da realidade do país. Destacando sua localização geoestratégica, o pavilhão apresenta as múltiplas oportunidades de lazer e investimento em Cabo Verde. Foco especial é dado aos setores estratégicos como o turismo, economia azul, energias renováveis, transportes e economia digital.

A participação de Cabo Verde na Expo 2023 é uma estratégia do Governo para promover o país no Qatar e na região do Médio Oriente, principalmente como um destino atraente para investimentos e turismo. Este evento também serviu para fortalecer as relações de Cabo Verde com a região do médio oriente.