Notícias

PM dedica título aos cabo-verdianos

"Esta é uma distinção ao povo de Cabo Verde. Esta distinção tem a ver com a liderança minha a nível de Cabo Verde, a nível de África e, também, pelo papel desempenhado no desenvolvimento do capital humano em Cabo Verde", descreve Jose Maria Neves, poucos momentos após o término da cerimónia que o viu ser condecorado com o título Doutor Honoris Causa em Leis ou Direito.

Trata-se da mais alta distinção feita pela Universidade de Rhode Island (URI), uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos da América. Foi deveras uma cerimónia especial num dia onde cerca de 35 mil estudantes dos vários cursos e faculdades da URI receberam os seus diplomas.

honoris_causa_neves_1

 

 

 

 

 

 

 

 

O acto central de graduação e que homenageou o Chefe do Governo, ocorreu no impressionante pavilhão desportivo do Campus da Universidade em Pawtucket, e que esteve lotado com muitos milhares de estudantes, corpo docente, pais e encarregados de Educação.

Foi neste ambiente positivo que José Maria Neves e Cabo Verde foram, por uns momentos, os centros de todas as atenções. É um sinal de reconhecimento por tudo o que o cabo-verdiano tem feito pelo seu futuro, pela sua ousadia, pela sua vontade de vencer e de realizar todos os seus sonhos, considera.

E o orgulho tomou conta dos cabo-verdianos que se fizeram presentes no pavilhão da URI. Apesar de em minoria entre aquela multidão, os orgulhosos crioulos fizeram-se ouvir com um ruidoso aplauso e gritos de contentamento, enquanto um ou outro tentava fazer chegar aos ouvidos do Primeiro-Ministro cabo-verdiano a sua palavra de apreço

honoris_causa_neves_2

 

 

 

 

 

 

 

Ao lado de Jose Maria Neves, a Universidade de Rhode Island também reconheceu com igual distinção outro grande defensor e promotor da educação para todos, o seu presidente cessante Robert L. Carothers. O dia da graduação da classe de 2009 fica marcado pela despedida de Carothers da gestão da escola, após 18 anos de serviço à frente da URI.

Outros dois homenageados foram o advogado Charles D Walton, o primeiro negro eleito Senador pelo estado de Rhode Island, e William J. Brennan, famoso advogado e activista ambiental.

E certamente ficará gravado na retina dos cabo-verdianos que se deslocaram ao grande pavilhão da URI, como o dia em que o seu Primeiro-Ministro recebeu o titulo Doutor Honoris Causa, um reconhecimento de seu contributo em prol do desenvolvimento de Cabo Verde e da educação dos cabo-verdianos, um dos lideres destacados em, África, segundo as palavras elogiosas de Carothers.

Ainda neste final de semana, Jose Maria Neves participou de mais uma cerimónia de graduação, desta vez na universidade estadual de Bridgewater, em Brockton, Massachussets, ao lado do Governador do Estado, Deval Patrick.