Notícias

PM encoraja jovens cabo-verdianos ao empreededorismo

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, aproveitou a participação na cerimónia de abertura da III Edição da Semana Global do Empreendedorismo, a realizar-se entre 12 e 18 de Novembro na cidade da Praia, para encorajar os jovens cabo-verdianos a buscarem o seu sustento através do empreendedorismo e do auto-emprego. “Esta é a saída”, aponta o Chefe do Executivo que sublinha a importância do desenvolvimento das micro e pequenas empresas para a economia nacional.

“Esta é a saída, temos de ter uma juventude visionária, uma juventude inovadora, capaz de empreender, uma juventude competitiva que possa aproveitar as oportunidades que emergem da dinâmica da transformação de Cabo Verde, criar empresas e criar os seus empregos”, realçou José Maria Neves à saída da referida actividade, em entrevista aos jornalistas.

É preciso, como já referiu em outras ocasiões, “desestatizar todo o processo de transformação de Cabo Verde”, frisando que a base para se criar mais empregos e “dinâmicas de crescimento da economia está na iniciativa e no sector privado e na sua capacidade empreendedora.

O Governo, no que lhe compete, vêm trabalhando no sentido de criar um ambiente favorecedor de negócios, com investimentos no sector da mobilização da água para o agro-negócio, na criação e modernização das infra-estruturas como portos e aeroportos para o desenvolvimento dos transportes marítimo e aéreo, bem como “fortes investimentos para a promoção do turismo”, na criação de condições para o desenvolvimento das indústrias criativas, bem como fortes investimentos nas tecnologias informacionais, etc., aponta José Maria Neves.

Ainda no seu discurso, durante a cerimónia de abertura do evento, o Chefe do Executivo realçava a importância da iniciativa privada e do desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas para o desenvolvimento “sustentável” do sector empresarial e da economia nacional.

Foi, também, nesta ocasião que Neves defendeu a criação de um programa de internacionalização das empresas cabo-verdianas, apara que o país se torne num “cluster de conhecimento”, sublinhado que o empreendedorismo social, empresarial, desportivo, político e cultural ganhou “razões bastantes” para ser assumido como “elemento importante” para o processo de desenvolvimento do país.

“Assim como já havia o feito em outras ocasiões, como é exemplo a sua intervenção recente na cerimónia de encerramento da primeira fase do projecto Diáspora Contributo, também aqui na cidade da Praia.

Sobre a Semana Global do Empreendedorismo, evento promovido pelo Governo, através da Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI), em parceria com a Associação dos Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC), Neves é categórico em afirmar que esta “veio para ficar”. O Governo, informa, pretende institucionalizar este fórum para que possa trazer resultados consequentes.

Sobre esta iniciativa, Paulino Dias, o Presidente da AJEC sublinha que ela contará com mais de 100 actividades em oito ilhas do país, havendo a expectativa de se atrair mais participantes do que nas anteriores edições.

Leia o discurso do PM, na íntegra, na página discursos, e veja o album de fotos do referido evento no Facebook oficial do Primeiro-Ministro.