Notícias

PM inaugura mais uma grande infra-estrutura “sem medo da crise”

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, inaugurou hoje, a estrada de ligação Praia/Cidade Velha que considera importante, tanto para o incremento do turismo e para a efectivação e ordenamento da Região Metropolitana de Santiago-Sul. A estrada, diz, é mais uma peça desse “lego” que, devagar, vai ganhando forma, de olhos postos na construção de um país desenvolvido. “A crise” (internacional) não nos mete medo”, afirma Neves convicto na estratégia do Governo em continuar a aposta na infra-estruturação do país para acelerar o seu processo de transformação.

A nova estrada de ligação Praia/Cidade Velha promete ter um forte impacto no incremento do turismo na Cidade Velha, Património Histórico da Humanidade, pelas facilidades e melhoria da segurança no acesso à localidade. Mais do que isso, esta estrada foi projectada, em complementaridade da circular da Praia que, segundo o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, irá mudar e contribuir para a efectivação e ordenamento da região metropolitana de Santiago-Sul.

Visivelmente satisfeito, o Primeiro-Ministro, José Maria Neves enfatizou o impacto positivo que se espera da estrada ora inaugurada no incremento do turismo local, sendo que “com estradas melhores, mais turistas vão poder deslocar-se ao Património da Humanidade”.

Essa estrada, portanto, assim como as várias obras inauguradas nos últimos tempos, nos mais diversos domínios, está inserida nesta visão mais alargada, e a longo prazo, de transformação de Cabo Verde num país desenvolvido. A pouco-e-pouco as peças vão se encaixando, como um jogo de «lego» e essa estrada é mais uma peça complementar. “Temos uma visão a longo prazo do que queremos para o país”, assegura Neves, que defende a pertinência de se apostar na infra-estruturação do país.

Neves recorda as críticas sobre o alegado, “super endividamento” do país e defende a pertinência de se infra-estruturar Cabo Verde e dotá-la das condições necessárias para que possa acelerar a sua transformação. “Queremos ser como os países desenvolvidos” e esses, para darem o salto “tiveram de se endividar para construírem as infra-estruturas necessárias”, diz Neves para justificar que enquanto for possível e comportável para o país, Cabo Verde vai continuar a seguir a via dos empréstimos para os investimentos necessários, apelando ao Banco Mundial (parceiro e financiador desta empreitada) e outras instituições que continuem a apoiar Cabo Verde neste processo. “Nós não temos medo da crise” sublinha Neves salientando as várias inaugurações importantes nos últimos meses e que fazem dele “um homem feliz”. Um discurso muito aplaudido pelos presentes que mostram aprovar essa aposta do Executivo.

Ainda sobre a estrada, o Presidente da Câmara de Ribeira Grande, Manuel de Pina, afirmou o seu apreço por mais esta obra do Governo, augurando a contínua parceria entre as autoridades locais e central, e também com o sector privado, para continuar a trazer o desenvolvimento para o município. De pina complementa ainda as afirmações de Neves, lembrando que esta nova estrada está equacionada como uma parte do futuro anel rodoviário da ribeira Grande de Santiago que englobará ainda a ponte projectada e já construída na barragem de Salineiro.

Uma obra importante para o Concelho e que o Governo já tem em carteira, é a barragem de São João Batista e que deverá iniciar-se nos próximos meses. Saiba mais sobre a referida estrada no texto: PM inaugura Estrada de ligação Praia/Cidade Velha.