Notícias

PM inaugura novo Centro de Saúde e presta homenagem a Amílcar Cabral

Depois de inaugurados os Centros de Achada Santo António, de Ponta d´Água e da Achadinha, é a vez das populações de Tira Chapéu e arredores serem beneficiadas com um Centro de Saúde de última geração, devidamente equipado para prestar os cuidados de saúde em matéria de prevenção e medicina familiar (cuidados às grávidas e acompanhamento pré-natal e pós natal) e outras especialidades.

cstc

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Uma particularidade desse Centro em relação às outras é que oferecerá serviços de radiologia (raio-X), contribuindo ainda mais para descongestionar o Hospital Agostinho Neto e aproximar a saúde dos cidadãos, como é a política deste Executivo.

Com os investimentos nesses Centros, mais a nova maternidade do Hospital Agostinho Neto, novos centros de saúde a serem construídos no Maio, Boa Vista, a reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Santa Cruz, o recém inaugurado Centro de Saúde do Tarrafal, do Fogo e outros investimentos feitos na saúde, o PM, José Maria Neves, acredita que o Ministério da Saúde e o seu Governo estão a protagonizar uma verdadeira revolução na área da saúde no País.

Um contributo que ajudará a melhorar significativamente a qualidade de vida dos cabo-verdianos e o melhor tributo a Amílcar Cabral, o "Pai da Nacionalidade Cabo-verdiana" e expoente máximo da Luta de Libertação de Guiné e Cabo Verde.

"Cabral defendia que após a independência, o Governo que viesse deveria trabalhar com decência, honestidade e patriotismo, trabalhar para o bem comum. Cabral lutou, sobretudo, pela dignidade das pessoas", recordou o Chefe do Executivo.

E rematou que "é isto que nós (o Governo) estamos a fazer, a governar com ética, com muita honestidade e com alto sentido patriótico este país", antes de concluir que se Cabral estivesse vivo, estaria certamente "orgulhoso" com tudo o que foi feito, pois, com o processo de Transformação de Cabo Verde, levado a cabo pelo actual Executivo, "nós estamos realizando os sonhos de Cabral…", afirmou.

pm-cstc

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O novo centro começa a funcionar efectivamente, a partir desta quinta-feira, já que na quarta-feira ainda seria para arrumar a casa e traçar as estratégias para melhor atender e servir os utentes, como explicou o Delegado da Saúde da Praia, José da Rosa.

No dia 31 de Janeiro, o Ministério da Saúde completa este ciclo de inaugurações dos cinco Centros de Saúde da cidade da Praia, com a abertura do Centro de Achada Grande Trás.

Os novos Centros de Saúde da Achada Santo António, Ponta d´Água, Achadinha e de Achada Grande Trás são financiados pela União Europeia, no âmbito do projecto "Saúde Urbana da Praia". Cada um destes centros custou à volta de 60 a 70 mil contos.