Notícias

PM inaugura novos dessalinizadores

Com a entrada em funcionamento destes dois dessalinizadores passa a haver um aumento da capacidade de produção de água em 48% e consequentemente um maior e melhor abastecimento de água à população da Cidade da Praia.

O projecto está orçado em 132 milhões e setecentos mil escudos cabo-verdianos e é financiado pelo Governo e pela Electra. O projecto vai  beneficiar todos os consumidores abastecidos pela rede pública de abastecimento de água na Cidade da Praia, uma vez que vai proporcionar uma maior disponibilidade de água na rede fazendo com que todas as zonas possam beneficiar de mais horas de água na rede aumentando a pressão na distribuição da água que poderá chegar em melhores condições às zonas mais afastadas.

Prevê-se, neste contexto, uma melhoria da qualidade de água e um aumento da quantidade de água que vem sendo distribuída nas zonas que padecem de problemas de água. São as zonas de  Achadinha, Calabaceira, Ponta d'Água, Lém Ferreira, Castelão, Paiol, Vila Nova, Achada São Filipe e Fazenda.

De recordar que em Agosto de 2008 e para suprir necessidades urgentes instalou-se uma unidade de dessalinização em regime de aluguer e compra de água produzida com capacidade para produzir 1.200 m3/dia de água.

Os dois novos dessalinizadores de 1.200 m3/dia cada vêm juntar-se assim ao dessalinizador já existente com capacidade de produção de 5.000 m3/dia. Prevê-se a médio prazo a instalação de mais uma unidade dessalinizadora, com capacidade para produzir 5.000 m3/dia, que fará com que a Cidade da Praia passe a dispor a partir do 2º semestre de 2010 de maior disponibilidade e maior segurança no abastecimento de água para satisfazer as suas necessidades diárias de consumo.