Notícias

PM recebe Secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau

Esse compromisso de legalização dos emigrantes guineenses em Cabo Verde teria sido acertado entre José Maria Neves e Carlos Gomes Júnior, aquando da última visita de Júnior a Cabo Verde em Abril último.

Sobre este processo (consta que estarão a viver em Cabo Verde cerca de 10 mil guineenses), Fernando Augusto Dias recebeu a "garantia" de Neves de que esse diploma deverá ser concluído nos próximos três meses de 2010. "Há uma disponibilidade clara do Governo cabo-verdiano de dar um impulso neste sentido", acredita.

Neste momento o Governo bissau-guineense está também apostado em fazer o recenseamento dos cidadãos guineenses a residir fora da Guiné, para conseguir uma maior aproximação entre esses e o seu país de origem", justifica.

Fernando Augusto Dias está na cidade da Praia para participar da Conferência de Quadros da Guiné-Bissau em Cabo Verde, e aproveitou a ocasião para efectivar essa visita de cortesia e entregar uma mensagem do Primeiro-Ministro da Guiné-bissau, Carlos Gomes Júnior, ao seu homólogo cabo-verdiano.

José Maria Neves visita a Guiné-Bissau

Através do seu Secretário de Estado das Comunidades, o Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, efectivou um convite ao seu homólogo cabo-verdiano, para uma visita oficial àquele país irmão, e que foi prontamente aceite por Neves.

De acordo com Fernando Augusto Dias, Neves deverá se deslocar à Guiné- Bissau nos primeiros três meses de 2010, sendo que brevemente uma equipa avançada do Governo deverá ir a Bissau para preparar a visita com as autoridades locais.

Nesse esforço conjunto de maior aproximação entre os dois países, está também prevista uma deslocação de empresários cabo-verdianos à Guiné-Bissau, para perspectivar a possibilidade de negócios com empresários guineenses.

Recorda-se que da última visita de Carlos Gomes Júnior a Cabo Verde, em Abril do corrente ano, as duas partes teriam acordado a possibilidade de assinatura de um protocolo alargado de cooperação nas mais diversas áreas, tanto a nível dos governos, como a nível das empresas.

A próxima visita de José Maria Neves a Bissau deverá servir para solidificar essas intenções e assinar alguns acordos a nível dos dois governos.