Notícias

PM: Visita de Presidente da Comissão Europeia é mais um “momento histórico”

O Primeiro Ministro, José Maria Neves, considerou em São Vicente que a visita do Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, a Cabo Verde foi um “momento histórico” no relacionamento entre Cabo verde e a União Europeia.

Num balanço feito aos dois dias de visita de José Manuel Durão Barroso ao país, José Maria Neves recordou que a “boa execução” do contratualizado no programa de cooperação bilateral em 2008 foi “premiado” com o bónus de 10,2 milhões de euros até 2013, juntando a verba aos 60 milhões de euros previstos inicialmente.

José Maria Neves salientou que Cabo Verde tem cumprido com os seis pilares previstos na parceria especial, designadamente na boa governação, democracia, liberdades, segurança e estabilidade, sociedade de informação, densificação da sociedade civil, cooperação para o desenvolvimento e luta contra a pobreza.

Para o Chefe do Governo cabo-verdiano a parceria “tem trazido um contributo fundamental para o processo de modernização e de transformação do país, para o crescimento da economia e para o debelamento da pobreza”.

Durão Barroso, que não prestou qualquer declaração aos jornalistas durante a estada no Mindelo, visitou na “capital” de São Vicente projetos nos setores da água e saneamento e viu com a sociedade civil – Associação de Defesa do Consumidor e o Atelier Mar – ações que tem, no dizer de José Maria Neves, “impacto muito positivo” na qualidade de vida das pessoas.

O Primeiro-Ministro adiantou que o passo seguinte é o começo das negociações para o programa de cooperação UE/Cabo Verde para o período entre 2014 e 2020, lembrando a possibilidade de acesso a fundos europeus através dos programas de apoio comunitários às regiões ultraperiféricas da Europa – Açores, Madeira e Canárias.

“Temos acesso a alguns fundos do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e do 10.º FED (Fundo Europeu de Desenvolvimento) e vamos apostar aí também”, referiu, lembrando os acordos de cooperação já existentes com os três arquipélagos que integram, com Cabo Verde a região da Macaronésia.

Antes de deixar a ilha do Porto Grande, Durão Barroso jantou com agentes culturais do Mindelo.