Notícias

Pontos Focais da “Iniciativa Africana para o Atlântico” reúnem-se na Cidade da Praia

 

Esta reunião organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, em parceria com o Secretariado Permanente dessa Iniciativa sediada em Marrocos, reunirá na Praia a maioria dos Pontos Focais da Iniciativa Africana dos Estados Costeiros do Atlântico cujo objectivo é elaborar um documento que será discutido pelos Ministros, à margem da 65ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, a decorrer entre 20 e 30 de Setembro de 2010, em Nova York. Esse documento poderá ser aprovado posteriormente, durante a segunda Reunião Ministerial dos Estados Africanos Ribeirinhos do Atlântico, prevista para o próximo mês de Novembro, em Rabat, Marrocos.

Com a reconfiguração da governança global e o surgimento de novas constelações geopolíticas, a região atlântica emerge com uma zona de interesse acrescido e actualmente objecto de vários debates. Os Desafios económicos, ambientais, sociais e securitários nesse espaço do Atlântico são múltiplos, evolutivos e cada vez mais complexos.

Para isso, é necessário que os países Africanos Costeiros do Atlântico se criem e promovam uma identidade própria e indivisível, com vista a criação de um espaço geopolítico de diálogo e de cooperação, quer na sua dimensão africana, quer numa dimensão geográfica mais alargada, numa perspectiva progressiva, colectiva e solidária.

Refira-se que o acto de abertura do evento será presidido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Brito.