Notícias

Porto da Praia é uma das maiores infra-estruturas do país

O Primeiro-Ministro inaugura hoje aquela que é uma das maiores infra-estruturas jamais construídas em Cabo Verde, as obras de modernização e expansão do Porto da Praia, iniciadas em Novembro de 2010.


Orçadas num valor aproximado de 72 milhões de euros, as obras foram co-financiadas pelo Estado português, através de uma linha de crédito, e que cobre 90% do orçamento global, sendo os restantes 10% cobertos pela Tesouro Nacional.

Um projecto considerado de capital importância para Santiago e toda a região Sotavento e o país em geral e inserido numa visão maior que é o projecto do CLuster do Mar em implementação, daí os fortes investimentos em praticamente todos os portos do país, sendo que as obras de modernização dos portos do Maio e do Tarrafal de São Nicolau sãos as únicas ainda por iniciar. Entretanto o Governo estará a identificar financiamento e parcerias para o seu arranque.

Quanto ao porto que hoje se inaugura, as obras da segunda fase abrangeram a reconstrução do cais existente, a construção do manto de protecção do parque de contentores e edificação do quebra-mar de 234 metros de extensão, bem como, de um sistema de apoio o prolongamento do cais número um para cerca de 450 metros.

Foram também feitas a dragagem da bacia de manobra, a instalação de um sistema de apoio à navegação e a construção do parque de contentores. Pensado para um horizonte de 20 anos, o Projecto de Modernização e Expansão do Porto da Praia pretende que a infra-estrutura passe a ter em 2030 um tráfego na ordem dos dois milhões de toneladas de mercadorias.