Notícias

Porto Novo: Fernando Elísio Freire testemunha a inauguração da requalificação urbana de Abufadouro

“É importante ver que quando as pessoas trabalham com amor para a sua comunidade os resultados aparecem”, disse o Ministro, considerando “o grande trabalho e parceria entre o Governo e a Câmara Municipal de Porto Novo”.

O Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, presidiu no último sábado, 14 de março, a inauguração das obras de requalificação urbana de Abufadouro e a Praceta de Covoada, que, segundo o governante, é uma demonstração de que os investimentos nos municípios estão a ter resultados e impacto na vida das pessoas.

“É importante ver que quando as pessoas trabalham com amor para a sua comunidade os resultados aparecem”, disse o Ministro, considerando “o grande trabalho e parceria entre o Governo e a Câmara Municipal de Porto Novo”.

Vê-se pelas habitações sociais que as pessoas estão a cuidar melhor das suas casas. “É isso que nós queremos fazer, investimentos com impacto na vida das pessoas e consequentemente na cidade e em toda a ilha de Santo Antão”, realçou.

“Isso demonstra também que estamos a cumprir com município de Porto Novo e com Santo Antão, pois estamos a ter resultados com os investimentos que temos estado a fazer um pouco por todas as áreas e aldeias na ilha das montanhas”, refletiu.

O Ministro adiantou, a nível do desporto, que a localidade de Chã de Itália, no Concelho de Porto Novo, vai ganhar brevemente um campo relvado para servir a sua população, principalmente a sua juventude, tendo realçado que a partir de agora Santo Antão entrará numa nova fase.

“Não vamos parar por aqui, pois iremos fazer uma revisão do estatuto dos municípios, onde reforçaremos as competências das câmaras municipais nos setores da agricultura, da pesca, do saneamento, do ambiente e do turismo, precisamente, porque os municípios estão próximos das comunidades e tem maior capacidade de intervenção nessas áreas para melhorar ainda mais as condições de vida das pessoas”, sublinhou Freire.

Referindo-se à requalificação urbana, juntamente com a reabilitação das habitações sociais no concelho de Porto Novo, o Ministro de Estado lembrou que até agora já foram reabilitadas 99%, ou seja, mais de 700 famílias já beneficiaram de intervenções diretas da Câmara Municipal em articulação com o Governo.

Relativamente aos fundos de turismo, de ambiente e de manutenção rodoviária, através das transferências diretas para os municípios, o Ministro avançou que o Governo tem estado a fazer um trabalho sempre em complementaridade e que, a partir do próximo mês de julho, o Executivo vai reunir com todos os presidentes das câmaras municipais para definir objetivos para 2021/2026 e desenvolver investimentos estruturantes para continuarem a requalificar o Porto Novo e todos os concelhos do País.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Porto Novo, Aníbal Fonseca, agradeceu ao Governo pela parceria, considerando a entidade como o principal parceiro daquele município na construção das obras que contribuem, não só para valorizar e elevar os níveis de autoestima das pessoas que vivem nesse concelho, mas também contribuem para criação de emprego.

“Todas essas obras são executadas por pequenas e médias empresas locais e pelo povo aqui na cidade Porto Novo que contribui, também, para a criação de empregos tanto na cidade como nas zonas do interior”, disse Fonseca.

Para o edil, é desta forma que a edilidade está a dar a sua contribuição para uma cidade de Porto Novo cada vez mais bem estruturada, melhor urbanizada, organizada e com melhor qualidade de vida e simultaneamente a contribuir para a criação de empregos para os seus munícipes.