Notícias

Portugal: Marisa Morais no encontro sobre novas tecnologias do sistema de justiça

O encontro, que reúne representantes da Justiça de cada um dos países que compreendem a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, CPLP, vai analisar o desenvolvimento das tecnologias no sector da justiça dos respectivos países, com olhos postos numa futura troca de experiências neste domínio.

Marisa Morais disse que a reunião de Lisboa vai servir também para reforçar a cooperação existente neste sector entre os países participantes, nomeadamente com o Brasil, Angola e Moçambique

A reunião dos Ministros da Justiça de Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor e Portugal termina na quinta-feira, 7 do corrente.

Entretanto, o Ministério da Justiça vem fazendo uma forte aposta no sentido de introduzir as novas tecnologias na administração da Justiça, tornando-a mais eficiente, célere e moderna. 

A instalação do sistema de vídeo-conferência nos tribunais do país, a informatização das secretarias judiciais – que vai ligar os tribunais em rede – e do Processo Penal, as novas aplicações informáticas introduzidas nos serviços dos Registos e Notariado, como é o caso no novo Regime Especial de Disposição, Transmissão e Oneração de bens são alguns exemplos que atestam a determinação do Governo em levar as novas tecnologias para a Justiça, garantindo desta forma que a mesma possa, em tempo útil, responder às demandas dos cidadãos e das empresas.