Notícias

Presidência de Espanha na UE é reforço para Parceria Especial

 

Cabo Verde tem já beneficiado de uma, cada vez, maior relação Bilateral com a Espanha. Prova disso é que nos últimos anos, o valor dos donativos espanhóis ao arquipélago passaram de cerca de nove milhões de Euros para mais de 27 milhões de Euros, para um período de três anos.

O governo espanhol apoia, ainda, com um Fundo de apoio ao Desenvolvimento de cerca de 53 milhões de euros. E, sublinha o Primeiro Ministro, José Maria Neves, há uma relação mesmo de vizinhança forte, através das ilhas Canárias.

Assim, o PM se mostra esperançoso de que a presença espanhola na Presidência da UE "é fundamental para o reforço da parceria especial com a Europa".

No que toca às relações entre a Espanha e a nossa região, Zapatero dá mais uma mostra da seriedade das intenções espanholas em conseguir uma aproximação cada vez maior entre as partes, ao convidar, publicamente, os órgãos da CEDEAO a realizarem uma próxima Cimeira entre as partes, numa data a concertar, na Casa de África em Las Palmas, Canárias.

Casa esta, aliás, que é uma prova da estima de seu país pelo continente berço da humanidade, frisa. Mais ainda, este propõe um encontro em paralelo e em simultâneo entre empresários espanhóis e da CEDEAO para estudar e concertar parcerias a nível económico e comercial.