Notícias

Primeira parte da missão cabo-verdiana à Rússia realizada com sucesso

Neste sábado, 7 de setembro, numa das salas de conferência do Hotel Lotte em S. Petersburgo, na Rússia, Cabo Verde deu os primeiros passos concretos e seguros de penetração no mercado Russo, um dos top 10 mercados emissores de turistas do mundo. 

Neste sábado, 7 de setembro, numa das salas de conferência do Hotel Lotte em S. Petersburgo, na Rússia, Cabo Verde deu os primeiros passos concretos e seguros de penetração no mercado Russo, um dos top 10 mercados emissores de turistas do mundo.

Conforme tinha sido programado para a missão a São Petersburgo com uma delegação cabo-verdiana de representantes públicos e privados, dos setores do Turismo e Transporte Aéreo, chefiada pelo Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, realizou-se a sessão de divulgação e promoção do destino turístico Cabo Verde numa sala completamente cheia de representantes de promotores turísticos, de agências de viagens e hoteleiros, tanto de S. Petersburgo como de outras regiões da Rússia, especialmente Moscovo.

O número, a qualidade e o interesse dos participantes russos ultrapassaram todas as expectativas. Com o foco na comunicação do Ministro do Turismo e Transportes, gerou-se um grande interesse e um número de questões da parte russa, procurando saber sobre a conectividade, as condições de acesso, a oferta turística concreta e específica em termos de infra-estruturas e serviços no país.

De seguida, com a intervenção de alguns elementos da delegação cabo-verdiana, uma boa parte em língua russa, completou-se a empatia com os participantes russos, cada vez mais interessados em alguns detalhes das ofertas turísticas em Cabo Verde e possibilidades de investimentos pessoais e outros, questionando para quando a primeira leva de turistas russos para Cabo Verde.

A parte final da sessão contou com a música cabo-verdiana por parte de Solange Cesarovna e Manel de Cadinho o que, como sempre, encantou a todos, que da música cabo-verdiana apenas conhecem ou têm ouvido falar da Cesária Évora. Os presentes ainda degustaram wine & cheese de Cabo Verde.

No final, o Ministro José da Silva Gonçalves fechou o evento resumindo os compromissos que ficaram da sessão: os operadores russos e cabo-verdianos presentes assumiram começar já a trabalhar num fun trip a Cabo Verde antes do final do ano, no sentido de se dar seguimento aos contatos ora encetados e concluírem as condições de fluxo de turistas russos a Cabo Verde. Enquanto as autoridades dos dois países vão criando as condições institucionais e outras para os operadores poderem agir sem grandes sobressaltos, nomeadamente na questão de finalizar o processo e entrada em vigor de isenção de vistos entre os dois países e as ligações aéreas.

A par disso existe toda uma imagem de turismo de Cabo Verde a trabalhar no/para o mercado russo o que ficou igualmente firmemente assumido. Alguns operadores cabo-verdianos propuseram eventos similares, cirúrgicos, para alguns outros países de que o Ministro tomou boa nota. Pode-se dizer com alguma segurança que Cabo Verde está entrando no grande mercado emissor russo.