Notícias

Primeiro Ministro desafiou alunos a definirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Foram quinze minutos de aula interativa, em que o Chefe do Governo esclareceu e desafiou os alunos a explicarem os dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

MA_site.jpg

De forma simples, o Primeiro Ministro procurou mostrar como se constroem os ODS, para que servem e como podem contribuir para o Desenvolvimento de Cabo Verde.

Esses objetivos já estão definidos e têm a ver com diversas áreas de intervenção, com uma predominância muito forte ambiental, económica e social, aponta Ulisses Correia e Silva, acrescentando, que para Cabo Verde a estratégia é que sejam implementados da “base” para o “topo”. Ou seja, a nível das regiões, Concelhos e das ilhas, de forma que se possam integrar quer na governação Local, quer central, incluindo atores sociais, económicos e outros.

Pensando nisso, avança o chefe do Governo, o programa de governação estabelece a necessidade de adoção de medidas de proteção do país, para evitar degradação ambiental, que buscam a gestão sustentável dos recursos naturais e que preveem uma atenção especial aos mais pobres e mais vulneráveis.

É uma iniciativa mundial, explica Ulisses Correia e Silva, para quem, visa chamar a atenção dos países, por forma a ultrapassarem os problemas de pobreza, que criem oportunidades e acessos aos bens básicos e ao crescimento. São fatores que são aspirações dos países, mormente em Desenvolvimento, esclarece.