Notícias

Primeiro Ministro em Marrocos: Ulisses Correia e Silva visita Porto de Tanger com olhos postos na ZEEM em S. Vicente

“Aproveitei esta visita para convidar a administração e o seu staff a visitarem a ilha de S. Vicente e nos permitir fazer uma troca de experiência, relativamente ao modelo de governança que eles têm e que funciona muito bem neste porto, integrado com a atividade industrial para a exportação”, disse o Primeiro Ministro à imprensa após a visita que efectuou esta manhã.

No terceiro e penúltimo dia da visita oficial ao Reino de Marrocos, o Primeiro Ministro e Chefe do Governo cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva e delegação, visitaram o porto de Tânger, no norte do país, para conhecerem in loco o funcionamento deste que é considerado actualmente um dos vinte maiores portos de transbordo do mundo. Construído a partir de 2007, Tanger MED ocupa há alguns anos o 1.º lugar no continente africano e no Mediterrâneo e recebe 20 por cento do tráfego marítimo global.

Uma visita que se enquadra nas pretensões do Governo cabo-verdiano em levar adiante o projecto da Zona Económica Especial e Marítima em S. Vicente. “Aproveitei esta visita para convidar a administração e o seu staff a visitarem a ilha de S. Vicente e nos permitir fazer uma troca de experiência, relativamente ao modelo de governança que eles têm e que funciona muito bem neste porto, integrado com a atividade industrial para a exportação”, disse o Primeiro Ministro à imprensa após a visita que efectuou esta manhã.

“E relativamente ao processo de concessão dos portos, vamos contar com o apoio técnico e partilha de experiências da TÂNGER MED para a definição de um bom conceito e procedimentos contratuais”, anunciou igualmente Ulisses Correia e Silva, nesse que era o único ponto da visita do Chefe do Governo em Marrocos, tendo percorrido mais de 750 km, entre Rabat, Tanger e que terminou em Fès, onde termina a sua missão com uma visita à Universidade Euro-Mediteranéenne.