Notícias

Primeiro-Ministro homenageia Polícia Nacional

Intervindo no acto central da comemoração dos 140 ° anos do Corpo Policial de Cabo Verde, que decorreu nessa segunda-feira, 15 de Novembro, José Maria Neves começou por dar os parabéns à Polícia Nacional (PN), uma formação que "tem sido uma instituição fundamental na defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, na realização da justiça e na criação das condições de uma boa governabilidade do país", exalta.

Num exercício, também, de balanço e de perspectivação do futuro, Neves frisou o esforço contínuo desse Executivo em dotar a PN dos meios para um combate mais efectivo a todo o tipo de criminalidade, em especial, o narcotráfico.

É nesta via que o Governo concebeu e criou a Polícia Nacional, unificando todas as forças de segurança, com efeitos altamente positivos e comprovados, na gestão e funcionalidade, tal como também reconheceram o Ministro da Administração Interna, Lívio Lopes e o Superintendente Geral da PN, Carlos Graça.

Comprovando o bom desempenho da PN, os números de 2009 ao primeiro semestre de 2010 registam um decréscimo da criminalidade em 5%, conforme relatório apresentado. Uma menção especial do Chefe do Governo ainda à ameaça do narcotráfico pelo seu carácter global e transfronteiriço e que requer atenção especial e esforço conjunto.

Neves realça ainda outros investimentos como a aposta na formação de mais quadros para a PN, nomeadamente mais de 400 agentes formados de 2006 a esta parte, e em infra-estruturas e equipamentos, nomeadamente as novas instalações da PJ na Praia e a criação do laboratório de investigação criminal etc.

Leia na íntegra a interveno_Dia_Nacional_da_PN do Primeiro Ministro.