Notícias

Primeiro Ministro recebe Presidente da Comissão da CEDEAO e reforça compromisso com integração regional

Um dos pontos altos da conversa foi o compromisso de Cabo Verde em fortalecer a integração regional e continental. Ulisses Correia e Silva destacou medidas recentemente adotadas pelo Governo nesse sentido. "Criámos, pela primeira vez em Cabo Verde, um Ministério de Integração Regional. Além disso, já estabelecemos uma representação diplomática permanente junto da CEDEAO em Abuja e estamos em processo de concretizar a nossa representação junto da União Africana em Adis Abeba, Etiópia.

O Primeiro Ministro de Cabo Verde, Dr. José Ulisses Correia e Silva, recebeu hoje, em audiência, o Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Omar Alieu Touray. A visita de Touray insere-se num contexto de reforço das relações entre Cabo Verde e os estados-membros da CEDEAO.

Durante o encontro, foram debatidos assuntos estratégicos e de relevância para a África ocidental, com destaque para a situação política e de segurança na região. O Primeiro Ministro e o Presidente da Comissão abordaram ainda temas pertinentes como a regularização das dívidas acumuladas da taxa comunitária, a execução de projetos de grande envergadura como o cabo submarino de fibra ótica Amílcar Cabral, e iniciativas que promovem a conectividade na região, como o corredor marítimo Praia/Dakar.

Um dos pontos altos da conversa foi o compromisso de Cabo Verde em fortalecer a integração regional e continental. Ulisses Correia e Silva destacou medidas recentemente adotadas pelo Governo nesse sentido. “Criámos, pela primeira vez em Cabo Verde, um Ministério de Integração Regional. Além disso, já estabelecemos uma representação diplomática permanente junto da CEDEAO em Abuja e estamos em processo de concretizar a nossa representação junto da União Africana em Adis Abeba, Etiópia”, sublinhou o Primeiro Ministro.

Este encontro reforça a posição de Cabo Verde como parceiro estratégico na região e evidencia o compromisso do país em trabalhar conjuntamente para o desenvolvimento sustentável e integrado da África ocidental.