Notícias

Primeiro Ministro visita estruturas de saúde em Santa Cruz e leva mensagem de Boas Festa aos profissionais  

Na visita que começou pelo novo Centro de Saúde de Cancelo - que antes funcionava como posto sanitário e foi elevado a categoria de Centro em novembro último -, o Primeiro Ministro encontrou uma nova equipa com médicos, enfermeiros, administrativos e técnicos auxiliares, recentemente reforçados para em observância de um compromisso do Governo.

O Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva esteve, hoje, em Santa Cruz, acompanhado da Ministra de Saúde, Filomena Gonçalves, a visitar as estruturas de saúde, para constatar o funcionamento dessas unidades e levar uma mensagem de Boas Festas, conforto e reconhecimento aos profissionais da Delegacia de Saúde daquele município.

Na visita que começou pelo novo Centro de Saúde de Cancelo – que antes funcionava como posto sanitário e foi elevado a categoria de Centro em novembro último -, o Primeiro Ministro encontrou uma nova equipa com médicos, enfermeiros, administrativos e técnicos auxiliares, recentemente reforçados para em observância de um compromisso do Governo. Aquele centro de saúde é uma estrutura moderna e equipada, que agora conta com um médico e uma equipa multidisciplinar a tempo inteiro, para dar resposta, em matéria de atenção primaria de saúde, a uma população de mais de 8.000 habitantes correspondente a zona norte do município de Santa Cruz. Dos serviços que ali são prestados destacam-se atividades de promoção da saúde, consultas de saúde sexual e reprodutiva, nomeadamente, pré-natal e atendimento à crianças dos 0 aos 5 anos, consultas dos doentes crónicos, cuidados de enfermagem, entre outros serviços.

Na sua mensagem aos profissionais, Ulisses Coreia e Silva disse que o propósito desta visita é também desejar boas festas aos profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal auxiliar e também os utente e doentes. “Esperamos que 2023 será um ano melhor. Mas, se houver dificuldades vamos continuar com a mesma força, é preciso superar e é preciso que todos nós continuemos a dar um bom contributo. Portanto, as minha palavras é para vos desejar um bom ano para todos e para as vossas famílias, que encarem o próximo ano com mais confiança”.

“Nestes momentos é sempre bom fazer estes contactos porque nós temos que reconhecer que durante estes anos todos a saúde esteve sobre grande pressão por causa da pandemia da covid-19 e a grande resposta que Cabo Verde deu e que os profissionais deram. Vim aqui em Santa Cruz, quer no centro de saúde de Cancelo quer na delegacia de saúde reconhecer isso e desejar aos profissionais cada vez mais força e que ganhem energia para que o próximo ano seja de menos pressão, mas, um ano em que iremos apostar num bom serviço de saúde e continuar a investir no sector fundamental para a vida das pessoas e para a economia do país”, reconheceu.

Na delegacia de saúde, após ter percorrido as várias sessões e serviços desde administração, serviço de atendimento materno infantil, banco de urgência, enfermarias e outros, o Chefe do Governo disse que constatou um bom nível de organização e prestação de serviço.

Em relação ao funcionamento das duas estruturas visitadas o Primeiro Ministro disse que deu para atualizar, porque por exemplo em Cancelo, houve um upgrade com a passagem de posto sanitário para centro de saúde e isso significa a qualificação dos serviços e também da atividade que ali é prestada e na delegacia de saúde em Pedra Badejo disse que confirmou, mais uma vez, o bom trabalho que tem vindo a ser realizado.

Na sequência desta visita, o Primeiro Ministro presidiu esta manhã, em Santa Cruz, o Conselho de Ministros descentralizado.