Notícias

Qualidade de Cana-de-Açúcar reúne produtores tradicionais de S. Nicolau

O programa da deslocação dos inspectores da IGAE à ilha de São Nicolau, que se enquadra no seu programa de acções preventivas, inclui ainda dezenas de acções de inspecção a operadores dos diversos sectores da actividade económica e a distribuição de vários documentos de informação aos operadores.

No próximo sábado, 06 de Junho, pelas 10h00, será a vez de Santa Catarina de Santiago receber, pela segunda vez, o Seminário sobre a Melhoria da Qualidade da Aguardente, cujo evento é realizado em parceria com o Centro de Emprego e Formação Profissional, com a participação das principais associações de produtores de aguardente, no Auditório do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santa Catarina. Desta vez, o seminário versará questões relacionadas com a fraude sobre a genuinidade do produto, infracção punida de uma forma agravada pelo novo "Decreto-Legislativo sobre as Infracções Contra a Economia e a Saúde Pública", que entrará brevemente em vigor.

A falta de controlo de qualidade na produção da aguardente de cana-de-açúcar, evidenciada pelas dezenas de amostras já analisadas pela IGAE, a necessidade de uma higiene mais adequada e um conhecimento técnico mais aprofundado estão na origem da realização da quarta edição deste seminário, que tem por objectivo informar e formar os produtores de aguardente de cana-de-açúcar de Cabo Verde.

Recorde-se que a primeira edição deste seminário foi realizada no ano passado no Concelho da Ribeira Grande de Santiago, a segunda em Santa Catarina de Santiago e a terceira edição no Concelho do Paúl, Santo Antão.

O evento a ter lugar em S. Nicolau é promovido pela Inspecção-Geral das Actividades Económicas (IGAE), em parceria com a Câmara Municipal de Ribeira Brava e a Delegação do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos.