Notícias

(Rectificado) Cabo Verde e Alemanha avançam com novo Centro e Observatório Oceanográfico em Mindelo

O Primeiro Ministro, José Maria Neves, recebe em audiência nesta quinta  feira, 14 de Junho, às 09:00 horas, uma delegação do Ministério Federal da Educação e Ciência da Alemanha, na sequência da assinatura de um memorando de entendimento, que decorreu esta quarta-feira, em Mindelo, para a instalação de um novo Centro de Ciência Oceanográfica e um Observatório Oceanográfico de Cabo Verde, o último localizado a nordeste do interior de São Vicente.

Este Centro deverá servir, tanto a marinha bilateral como a internacional e a comunidade científica atmosférica, como centro de pesquisa e uma plataforma de desenvolvimento de capacidades para observar o oceano, facilitar os estudos de campo na região e fortalecer a educação na região.

Deverá, igualmente, contemplar laboratório, escritório e espaço para reuniões, bem como oficinas e instalações técnicas de reparação, manutenção e armazenamento de equipamentos oceanográficos.

Esta missão realiza-se na sequência da visita que o Chefe do Governo cabo-verdiano efectuou à Alemanha no passado mês de Abril onde foi agraciado com o Premio Ocean Deutshe Bank- GEOMA, o qual foi dedicado a Cabo Verde e aos cabo-verdianos. O projecto (e não prémio como haviamos feito referência, o prémio concedido pela GEOMAR ao PM foi de 10 mil euros) está orçado em cerca de 2 milhões e 800 mil euros , financiado pelo Ministério Federal da Educação e Ciência da Alemanha e o projecto do Centro Oceanográfico do Mindelo será executado pelo INDP e pelo GEOMAR.