Notícias

Revista Única do Expresso de Portugal destaca “As Ministras de Cabo Verde”

Intitulada "As Ministras de Cabo Verde" a reportagem destaca o género no elenco ministerial e compara Cabo Verde aos únicos três países do mundo onde há uma igualdade entre homens e mulheres nas cadeiras do poder.

Esta realidade – escreve a revista – "só tem paralelo com Espanha e Finlândia, onde as mulheres são maioritárias no elenco governativo. Na Noruega estão em absoluta igualdade".

A Revista Única destaca, também, que as mulheres cabo-verdianas continuam a conquistar importantes lugares anteriormente inacessíveis. "Nas ruas vêem-se mulheres polícias e também nas Forças Armadas têm feito a sua caminhada, havendo até mulher piloto".

Este sucesso deve-se sobretudo ao forte investimento feito em diversas áreas, nomeadamente na qualificação e na educação, onde a conquista de bolsas de estudo foi decisiva para a formação de quadros do país, como está bem patente no currículo internacional das Ministras de Cabo Verde.

A "Única" explica, ainda, que o Governo cabo-verdiano criou em 2005 o Plano Nacional para a Igualdade e Equidade do Género e uma das medidas propostas nesse plano é conseguir que haja oportunidades iguais no acesso ao emprego, de modo a aumentar "o rendimento das mulheres e contribuir para a diminuição da pobreza entre elas.

(Clique nesta Hiperligação (as_ministras_de_cabo_verde) e leia toda a Reportagem)