Notícias

Serviços da Informação da República para breve

De acordo com o Primeiro Ministro, o processo de criação desses serviços já está a decorrer e a nova sede dessa nova instituição será concluída em breve. Na sequência, José Maria Neves salienta a nomeação de mais três Procuradores Gerais da República "para um forte reforço da Procuradoria-geral da República".

O Governo vai fazer um "forcing" também, no Parlamento para a aprovação da nova Lei de Lavagem de Capitais que será brevemente levada a discussão na plenária nacional. Atendendo à preocupação demonstrada pelo Director Nacional da PJ, Óscar Tavares, que pede um investimento urgente em novos métodos de investigação, nomeadamente a escuta telefónica, já que as organizações criminosas estão cada vez mais sofisticadas.

"Não poderemos ter a veleidade de querer combater e com eficácia o crime organizado que se caracteriza pela complexidade, internacionalização, forte poderio financeiro, eficiente estrutura de defesa jurídica, com métodos tradicionais de investigação da criminalidade comum", afirma o Director da PJ.

Nisso, é preciso também proceder às alterações legais enunciadas na reforma legal e institucional efectuadas em 2008 para que se possam introduzir as escutas telefónicas, pelo que Óscar Tavares apela aos partidos políticos para que aprovem essas reformas.

Outros investimentos esperados para a PJ este ano são a instalação na ilha da Boa Vista de um departamento de investigação criminal, a melhoria das condições de instalação e de segurança dos serviços da PJ no Sal e em São Vicente, entre outros, que o PM responde positivamente, quanto à vontade do Executivo em ver realizadas estes desígnios.

Isto porque, além da importância do trabalho da PJ, "vale a pena premiar o mérito, vale a pena premiar desta forma aqueles que se dedicam à causa pública cabo-verdiana", enfatiza. Assim, José Maria Neves defende que o Governo não poupará esforços para conseguir os meios necessários para continuar a melhorar as condições de trabalho daquela instituição.