Notícias

Situação de Emergência Social e Económica do país: Fernando Elísio Freire visita Santa Cruz 

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, visitou hoje, 19 de julho, o Município de Santa Cruz, onde esteve reunido com o Autarca Local, Carlos Silva, e sua equipa com o objetivo de socializar os principais motivos da Declaração de Situação de Emergência Social e Económica em Cabo Verde. 

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio, visitou, hoje, 19 de julho, o Município de Santa Cruz, onde esteve reunido com o Autarca Local, Carlos Silva, e a sua equipa com o objetivo de socializar os principais motivos da Declaração de Situação de Emergência Social e Económica em Cabo Verde. 

O Governo tem compartilhado e implementado junto das Autarquias, as principais políticas e medidas de mitigação adotadas, particularmente, no setor social devido aos efeitos da crise que Cabo Verde enfrenta, designadamente da seca prolongada, da pandemia da Covid 19 e Guerra na Ucrânia. 

“Estamos a começar um périplo pelos municípios no âmbito da situação de emergência social económica para especificar as medidas que o Governo tem estado a implementar, principalmente viradas para cada um dos municípios do país”, afirmou Elísio Freire. 

Em Santa Cruz, Elísio Freire deu conta de que as medidas adotadas pelo Governo estão surtindo os seus efeitos, particularmente, na questão do emprego público em que foram investidos cerca de 32 mil contos no Concelho de Santa Cruz. 

Segundo o Ministro, “houve um aumento da pensão social mínima no Município que, neste momento, abarca mais de 1731 pessoas e mais outras 310 pessoas, eliminando os casos pendentes. Ou seja, o alargamento do rendimento social de inclusão de 806 famílias em Santa Cruz, para além de todas as medidas que têm a ver com a estabilização dos preços do gás, da eletricidade, da água, do trigo, óleo, arroz, milho, entre outros descobertos”.

Por outro lado, cerca de 415 famílias em Santa Cruz, são beneficiárias do Programa de Inclusão Produtiva, que têm permitido abrir negócios pequenos nas comunidades. Elísio Freire acredita que com uma visão dinâmica das pessoas, que têm essa visão mais dessa crise, Cabo Verde vai aguentar com muita força e resiliência e o país sair dessa situação. 

“O nosso objetivo é começarmos de novo a crescer e a dar emprego. As pessoas sabem da situação que estamos a viver e sabem também que há uma vontade do Governo em tudo fazer para ajudar as pessoas, salvar as empresas e as Instituições e nós estamos a fazer isso”, garante o Governante, lembrando que há medidas voltadas para cada um dos municípios de Cabo Verde, o que permite resistir ainda mais a esta crise que nos assola. 

Além de solicitar o engajamento da Autarquia na implementação das referidas medidas, o Ministro aproveitou a ocasião para abordar alguns dos projetos que estão sendo implementados no Município de Santa Cruz, no âmbito do Contrato Programa assinado entre o Governo e a referida Câmara. 

O Governante manteve ainda um encontro com os beneficiários do Programa Inclusão Produtiva, em que explicou a importância deste projeto e a real situação do país.