Notícias

Ulisses Correia e Silva faz balanço muito positivo do Fórum EUA-África

Ulisses Correia e Silva avançou ter ficado assente que as relações entre EUA e África devem atingir outro patamar e caminhar para uma parceria win win, em vez do sentido doador/receptor.  É unanime de que “devemos avançar para parcerias efectivas de ganhos mútuos, não só centrado na cooperação para o desenvolvimento, mas igualmente no comércio, investimentos, no sector privado”.

O Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva já se encontra em Boston, depois de ter participado no Fórum dos Líderes Africanos-EUA que se realizou em Washington.

Um Fórum que, conforme suas palavras em entrevista de balanço para a TCV e RCV, considerou de “muito positivo”, principalmente pelos compromissos assumidos pela administração norte-americana nos discursos proferidos durante os eventos, mas também pelos sinais que vieram da Casa Branca, desde a presença em várias ocasiões do Presidente Joe Biden nos eventos do Fórum, como também pelos posicionamentos da Presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi.

Para o Chefe do Governo, os EUA estão cientes da importância de haver um maior diálogo político e diplomático com o continente africano. “Desde 2014 que não se realizava Cimeiras deste tipo”, referiu o Primeiro Ministro.

Para reforçar essa ideia, Ulisses Correia e Silva avançou ter ficado assente que as relações entre EUA e África devem atingir outro patamar e caminhar para uma parceria win win, em vez do sentido doador/receptor.  É unanime de que “devemos avançar para parcerias efectivas de ganhos mútuos, não só centrado na cooperação para o desenvolvimento, mas igualmente no comércio, investimentos, no sector privado”, sublinhou.

“Depois, há um quadro de convergência daquilo que são as prioridades da União Africana e que foram bem expressas pelo Presidente Macky Sall no Fórum”, concluiu ainda o Primeiro Ministro.

Relativamente á agenda de Ulisses Correia e Silva e delegação que o acompanha, está programada para esta tarde, a Apresentação do Projeto Cabo Verde Digital, com a presença do Banco Mundial e, amanhã, sábado, deverá se deslocar a New Bedford e Rhode Island, antes do encontro com a nossa Comunidade em Brockton.

Refira-se que a visita, inicialmente prevista para Estado de New Hampshire, não se realizou devido ao mau tempo que se faz sentir no nordeste dos EUA.