Notícias

Visita do Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe assinala novo marco nas relações com Cabo Verde

O novo Chefe de Governo Santomense, Patrice Trovoada, que está de visita a Cabo Verde, esteve no Palácio da Várzea, a convite de José Maria Neves para um encontro de trabalho, seguido de uma conferência de imprensa, onde deram a conhecer sobre as negociações entre as duas partes para o incremento das relações entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

São Tomé e Cabo Verde querem incrementar as trocas comerciais, daí que os dois Governos estejam determinados em cooperar em matéria de políticas de incentivo e de criação de ambiente favoráveis de negócios para atrair comerciantes dos dois países, na linha do que já havia sido pré-estabelecido entre o Governo de Cabo Verde e o Governo anterior ao de Patrice Trovoada, na altura chefiado por Rafael Branco, aquando da última visita do Primeiro-Ministro, José Maria Neves àquele país, em Abril de 2010.

Uma prova dessa boa vontade é a efectivação das intenções de estabelecimento de um consulado de São Tomé e Príncipe na Praia, enquanto o Governo de Cabo Verde irá elevar o seu consulado em São Tomé a embaixada, já em 2011.

Um grande objectivo é o estabelecimento de uma ligação marítima regular entre os dois países, condição necessária para a efectivação das trocas comerciais entre São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. Áreas tradicionais como as pescas, a agricultura são dois aspectos fundamentais dessa cooperação que também envolve áreas novas como as novas tecnologias. Cabo Verde quer levar a sua experiência do "Mundu Novu" e da governação electrónica para São Tomé.

A saúde, a educação, o ensino superior são aspectos da actual cooperação que deverão conhecer, também, uma nova dinâmica. Recorda-se que Cabo Verde já envia para São Tomé e custeia a estadia em São Tomé e Príncipe, de vários professores do ensino básico e secundário, para além dos apoios com pessoal médico e medicamentos.

Na linha do que já havia sido estipulado entre José Maria Neves e o Primeiro-Ministro anterior de São Tomé e Príncipe, os dois Governos prometem alargar essa cooperação a áreas como as energias renováveis, tendo Patrice Trovoada visitado o parque foto voltaicos da Praia.

Um outro aspecto importante é a cooperação técnica de Cabo Verde em matérias de suma importância como a gestão macroeconómica, sendo que o "equilíbrio dos fundamentais da economia é condição fundamental" para o desenvolvimento de um país, "ainda mais no contexto actual de crise mundial, refere.

Nessa linha, ficou estabelecido a vinda de uma equipa técnica daquele país, em breve, a Cabo Verde, para se inteirar da experiência cabo-verdiana, sabendo que a boa gestão "macroeconómica" e a boa governabilidade são condições fulcrais para a elegibilidade para fundos como o Millenium Challenge Account, por exemplo.

Veja o Comunicado__Finalst sobre as conversações entre as duas delegações