Notícias

“A Alemanha tem sido um parceiro de referência para a transição energética” – Ministro Alexandre Monteiro

Para o Ministro Alexandre Monteiro, a Alemanha tem sido um parceiro de referência para a transição energética, no domínio das energias renováveis, eficiência energética e a mobilidade elétrica.

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, recebeu na tarde de hoje, 07 de fevereiro, em visita de cortesia, a Embaixadora da Alemanha acreditada em Cabo Verde, com residência em Lisboa, Julia Monar.

De visita ao arquipélago, Júlia Monar aproveitou para conhecer o projeto de Promoção da Mobilidade Elétrica em Cabo Verde, ProMEC, da qual manifestou satisfação com a evolução na implementação do projeto, que arrancou em 2022. “Estamos confiantes que este projeto irá apoiar Cabo Verde numa frota elétrica para os transportes públicos, para a administração pública e também para particulares”.

Para o Ministro Alexandre Monteiro, a Alemanha tem sido um parceiro de referência para a transição energética, no domínio das energias renováveis, eficiência energética e a mobilidade elétrica. O Ministro avançou ainda que a visita da Embaixadora veio reforçar o interesse da Alemanha em continuar a apoiar e a reforçar a parceria existente com Cabo Verde. “O ProMEC é um projeto que está a contribuir para introdução de Veículos elétricos em Cabo Verde e hoje já temos mais de 150 veículos elétricos a circular nas estradas do país.  Estamos no início, é um processo progressivo que irá acompanhar a transição energética”, disse.

O Projeto de promoção da mobilidade elétrica em Cabo Verde ProMEC, até agora já cofinanciou cerca 20 veículos elétricos e prevê, até 2025, apoiar Cabo Verde na aquisição de 600 veículos elétricos, 100 postos de carregamento privados e cerca de 40 postos de carregamento público.

O projeto prevê ainda, de entre outros componentes, a criação de um quadro legal e regulamentar, capacitação de profissionais para o sector e a monitorização de relatórios de emissão de gases com efeito de estufa.

De realçar que o ProMEC é financiado pelos fundos climáticos do Nama Facility, conta com a assistência técnica da Agência Alemã para a Cooperação Internacional, GIZ.