Notícias

António Correia e Silva preside cerimónia de abertura de Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes na Cidade da Praia

O Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva preside hoje, 16 de Janeiro de 2012, pelas 16h30, no auditório do Campus de Palmarejo, a Sessão Solene de Abertura Oficial dos Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP) em Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos; Gestão Ambiental e Tratamento de Águas e Efluentes, e Técnico em Electrónica e Telecomunicação.

Os CESPs constituem uma aposta inovadora da Universidade de Cabo Verde, concebida para dar resposta favorável à formação e qualificação dos jovens para o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico local.

O Curso de Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos tem como objectivo capacitar técnicos para exercerem funções nos domínios de gestão e funcionamento dos equipamentos informáticos, em sectores que demandam trabalhos de instalação, configuração e administração de sistemas de bases de dados estruturadas e de plataformas de correio electrónico e de serviços Web, entre outras.

O Curso de Estudo Superior Profissionalizante Técnico em Gestão Ambiental e Tratamento de Águas e Efluentes pretende preparar profissionais com um perfil de competência orientado para o desempenho de funções nos domínios de concepção e construção de sistemas de tratamento de água e efluentes. Inclui também as redes de distribuição de água e de drenagem de efluentes, mediante as tecnologias abertas como actividades de montagem, gestão e manutenção de centrais de tratamento de água (ETA) e de centrais de tratamento de efluentes (ETAR), de modo a poderem contribuir, de forma decisiva e eficaz, na melhoria do desempenho neste sector.

O CESP Técnico em Electrónica e Telecomunicações visa habilitar técnicos com formação superior profissionalizante nas áreas de Electrónica e de Telecomunicações através de uma interligação e complementaridade entre a teoria e a prática. A componente prática desenvolve-se através de trabalhos experimentais nos Laboratórios de Electrónica, Telecomunicações e Redes e, por simulação, em computador com softwares adequados.

Estruturados em três grandes componentes de formação – científica, tecnológica e em contexto de trabalho – os CESPs serão realizados no período de 18 meses.  

Estarão presentes no referido acto, o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva, o Reitor da Uni-CV, Paulino Fortes, a Presidente do Conselho Directivo do Departamento de Ciência e Tecnologia da Uni-CV, Tetyana Mendes Gonçalves, o Assessor da Reitoria Para Formações Profissionalizantes, Jorge Dias, entre outros convidados.