Notícias

Governo de Cabo Verde concede Tolerância de Ponto

O Governo de Cabo Verde, através da Secretaria de Estado e da Administração Pública, concede tolerância de ponto no dia da realização da Cerimónia Fúnebre oficial, em homenagem antigo Chefe de Estado de Cabo Verde, Aristides Maria Pereira, dia 27 de Setembro, durante todo o dia para os funcionários da Administração Directa e Indirecta do Estado.

Estão excluídos da tolerância de ponto referida, as Forças Armadas, a Polícia Nacional, a Polícia Judiciária, os estabelecimentos de saúde, os Guardas Prisionais, Guardas e Vigilantes e os serviços que laboram em regime ininterrupto e cuja presença dos funcionários se torne imperiosa, os quais continuam a praticar os mesmos horários a que se encontram legalmente vinculados.

É de referir que o Governo decretou cinco dias de luto nacional pela perda irreparável do antigo Chefe de Estado.

O falecimento de Aristides Maria Pereira, primeiro Presidente da República de Cabo Verde constitui uma sentida e irreparável perda para a Nação Cabo-verdiana. Foi um dos fundadores do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, movimento de libertação das pátrias Guineense e Cabo-verdiana, conjuntamente com outros nacionalistas. Ocupou o mais Alto Magistrado da Republica de Cabo Verde, de 1975 a 1991, período de Edificação do Estado e da Reconstrução Nacional. Aristides Pereira tornou-se numa figura ímpar na História Contemporânea de Cabo Verde e de África.