Notícias

Governo e autarquia levam água e qualidade de vida aos habitantes de São Salvador do Mundo

 

Os projectos de abastecimento de água, associados à Barragem do Poilão, terão grande impacto na melhoria de vida do Concelho, sendo que até o censo de 2010, São Salvador do Mundo era considerado o município mais pobre do país, até porque um dos mais jovens.

 Zonas como Leitãozinho, Achada Leitão, Covão Grande e Pata Brava passarão a ter acesso a água canalizada e em melhor qualidade, projectos associados à barragem da Faveta e que José Maria Neves foi conferir de perto o andamento das mesmas tendo ouvido da população e dos técnicos envolvidos nos projectos, o impacto positivo que se espera desses investimentos do Governo.

O deficiente acesso à água às populações constitui uma das grandes dificuldades, daí a forte aposta do Governo como mostram os projectos em execução. São três os projectos de abastecimento de água em execução e que deverão beneficiar quase seis mil pessoas de várias localidades e cujo andamento das obras o Primeiro-Ministro foi conferir neste fim-de-semana.

O projecto de abastecimento de água de Achada Igreja e Achada Leitão é financiado na sua totalidade pelo Governo de Cabo Verde, através dos fundos do Tesouro Nacional, no valor de aproximadamente 69 mil contos e que deverá ajudar a trazer a água a mais de 2500 pessoas.

Os outros dois projectos em execução são financiados pela cooperação Japonesa, sendo o de Pata Brava, Covão Grande e Jalalo Ramos, no valor de 78 mil contos e que deverão beneficiar cerca de 1924 habitantes, e o de Leitãozinho, 16 mil contos, que irá impactar a vida de cerca de 596 pessoas, através de fundos não reembolsáveis.      

José Maria Neves destaca a importância de tais obras em complementaridade a outros projectos como a electrificação rural, o desenvolvimento da bacia hidrográfica de Faveta, bem como a construção da barragem naquela ribeira.

"Isso vai contribuir para que as pessoas tenham acesso a água, acesso a energia e, sobretudo, haja uma forte modernização da agricultura, da pecuária e da indústria agro-alimentar, e centenas de famílias vão ter acesso a rendimentos e vão melhorar, substancialmente, a sua qualidade de vida", frisa o Chefe do Governo.

Neves sublinha ainda o rápido crescimento do Concelho nos últimos anos fruto, muito em parte, dos grandes investimentos públicos (estradas, desenvolvimento das bacias hidrográficas, para além das referidas) e que deverão contribuir decisivamente para uma melhor inclusão das várias comunidades do município e melhor qualidade de vida. Mais uma vez, Neves apela ao espírito positivo dos cabo-verdianos, à sua auto-confiança e auto-estima "e trabalharmos juntos para melhorarmos a qualidade de vida das pessoas", sublinha.