Notícias

MESCI promove conferência sobre o impacto da Ciência no desenvolvimento das Nações

O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação promoveu, ontem, terça-feira, 27 de Setembro de 2011, na Cidade da Praia, uma conferência sobre o impacto da Ciência no desenvolvimento das Nações.

A Conferência teve como pano de fundo o caso do Ceará – Brasil e foi proferida pelo Prof. Doutor João Bosco, quem defende que o progresso de um país está, sem dúvida, vinculado aos investimentos aplicados em pesquisa e formação de recursos humanos. O que nos leva a afirmar que é indispensável a criação de uma cultura científica e a implementação de políticas públicas que priorizem o conhecimento científico como elemento impulsor de competitividade e geração de riqueza.

Destaca ainda que o desenvolvimento técnico e a competição internacional implicam que, sem investimentos em ciência, tecnologia e inovação, um país dificilmente atingirá o crescimento virtuoso, onde a competitividade não derive da exploração predatória de recursos naturais ou humanos. Isto é, o grau de desenvolvimento de um povo pode ser mensurado pelos investimentos efetuados em pesquisa e produção do conhecimento e portanto a soberania de um país se constrói também pela sua independência tecnológica.

João Bosco Monte é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Actualmente desenvolve estudos de pós doutoramento na Universidade de Brasília tendo como objecto de pesquisa a integração do continente africano Professor da Graduação e Pós Graduação da Universidade de Fortaleza- Unifor.