Notícias

“O prémio L’Étalon D’Or é sobretudo um elogio ao Yuri Ceunick e sua equipa que fizeram um trabalho absolutamente extraordinário” – Abraão Vicente

O MCIC, vai atribuir ao Yuri Ceunick um prémio de 200 contos como reconhecimento pelo feito, e agradeceu, em nome do Governo, esta enorme distinção que eleva o nome de Cabo Verde.

O Ministro da Cultura e das Indústrias criativas, Abraão Vicente, recebeu na tarde desta quinta-feira, 16 de março, Yuri Ceunick que levou um documentário cabo-verdiano “Omi Nobu” a vencer o prémio principal da FESPACO 2023 – L’Étalon d’Or”, nu evento que aconteceu em Ouagadougou, Burquina Faso.

O titular da pasta da cultura e das indústrias criativas felicitou Yuri ceunick e sua equipa pela alta distinção que Cabo Verde recebeu, pela primeira vez.

“Vejo este prémio como um elogio a Cabo Verde, às suas paisagens, às histórias que estão por contar, mas o prémio L’Etalon D’Or é, sobretudo, um elogio ao Yuri Ceunick e sua equipa que fizeram um trabalho absolutamente extraordinário, no silêncio, com um trabalho de produção que é bastante difícil, com uma história não tão fácil de contar, mas que acaba por transcender aquilo que é propriamente Cabo Verde”, afirmou Abraão Vicente.

Yuri Ceunick contou ao governante, neste encontro, a experiência na FESPACO 2023, mas, sobretudo, a surpresa por ter recebido o galardão de ouro, por votação unânime, nesta produção que levou quatro anos a ser concretizado.

O MCIC, vai atribuir ao Yuri Ceunick um prémio de 200 contos como reconhecimento pelo feito, e agradeceu, em nome do Governo, esta enorme distinção que eleva o nome de Cabo Verde.

Para além disso, o governante garantiu todo o apoio do MCIC para a realização da estreia do documentário “Omi Nobu” na ilha de São Nicolau, onde a produção através da Kori Kaxoru Films foi feita e, ainda, em Mindelo, São Vicente, e na cidade da Praia, Santiago.