Notícias

PM reafirma que é um parceiro seguro dos jovens na mensagem especial dirigida a toda comunidade estudantil

Sob o lema “ Juntos por uma Educação de Qualidade”, os alunos das escolas primárias e secundárias de todo o país regressam hoje, quarta-feira, 14 de Setembro, às aulas para mais um ano lectivo.

Na sua habitual mensagem dirigida a toda comunidade educativa, o que aconteceu numa sessão solene, que teve lugar na sala de conferências do Palácio do Governo, o Primeiro-Ministro, José Maria neves, defendeu que o futuro dos jovens depende do seu empenho hoje e, por isso, há que estudar muito. “Estudem, estudem, estudem. O vosso futuro depende deste empenho hoje. Estudem, estudem, estudem. O futuro de Cabo Verde depende dessa vossa postura agora. Tendes em mim um parceiro seguro. Estou com a juventude. Somos um país com 70% de jovens e o mesmo percentual das energias governativas incidem directa ou indirectamente para a juventude. Transformamos Cabo Verde para a juventude e com a juventude”, apelou.

Para o Chefe do Governo, o começo das aulas é um “grande momento”, pois, promove a azáfama boa e profícua e ao longo da história, mesmo nos mais recuados períodos coloniais, os cabo-verdianos tiveram uma opção particular pela educação, tanto que ela, segundo Jose Maria Neves, tornou-se o diferencial qualificador dos cabo-verdianos no contexto das antigas colónias portuguesas.

Os 145.004 alunos distribuídos pelos três níveis de ensino iniciaram hoje as aulas sem sobressaltos. Ao todo o Ministério da Educação conta com um total de 22.897 efectivos no pré-escolar, que serão atendidos por mil 124 professores.

Neste novo ano escolar, o há 486 salas de aulas, distribuídas por 18 escolas do ensino secundário e 11 do básico, já equipadas com kits tecnológicos.

Segue na integra o discurso do Primeiro-Ministro. Discurso do Primeiro-Ministro sobre abertura do ano lectivo